Rio de Janeiro é o 9º estado brasileiro a atingir 1 GW em geração distribuída

Volume de potência instalada alcançado pelo estado equivale ao consumo de cerca de 500 mil residências, segundo a ABGD
Rio de Janeiro é o 9º estado brasileiro a atingir 1 GW de potência instalada em GD
Foto: Freepik

O estado do Rio de Janeiro atingiu a marca de 1 GW de potência instalada em geração própria de energia, sendo quase tudo por meio da conexão de sistemas fotovoltaicos.

Trata-se de um volume que equivale ao consumo de cerca de 500 mil residências, segundo dados da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída).

De acordo com a entidade, o Rio de Janeiro passa agora a se tornar o 9º estado do Brasil a superar a barreira dos 1 GW de potência instalada no segmento de micro e minigeração distribuída.

O estado se junta a Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás e Bahia neste quesito. 

Dentre os municípios cariocas, a capital do estado é a que contabiliza a maior capacidade instalada em geração distribuída, com mais de 211 MW. Na sequência, aparecem Campos dos Goytacazes (66,7 MW) e Niterói (48,9 MW). 

Até o começo da manhã desta sexta-feira (17), o Brasil contabilizava pouco mais de 24,75 GW de capacidade instalada distribuída. Há cinco anos, no final de 2018, esse valor sequer havia atingido 1 GW. 

Tamanho crescimento em tão pouco colocou o país entre as maiores potências do segmento, sobretudo quando o assunto envolve sistemas de geração própria de energia solar. 

No último relatório divulgado pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável, na sigla em inglês), o Brasil ocupava a 8ª colocação no ranking mundial de energia solar, com mais de dois terços de sua geração sendo proveniente de sistemas de GD (geração distribuída)

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.