Portaria 515/2023: Inmetro atualiza regulamento para inversores fotovoltaicos

Documento publicado pelo órgão impõe o uso para AFCI em determinados equipamentos
Canal Solar Portaria 5152023 Inmetro atualiza regulamento para inversores fotovoltaicos
O documento foi publicado no DOU (Diário Oficial da União)

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou uma nova regulamentação que impactará diretamente os inversores e microinversores fotovoltaicos comercializados no Brasil.

A Portaria 515/2023, publicada no DOU (Diário Oficial da União), na última terça-feira (14), estabelece a obrigatoriedade de dispositivos de proteção contra arco elétrico nestes equipamentos.

Segundo a Portaria, todos os inversores acima de 120 V e 20 A de corrente de entrada, precisam ter o AFCI. Abaixo desta tensão e corrente, o equipamento deve passar por um teste, se sustentar um arco ele também vai precisar, se não sustentar ele não precisará.

De acordo com o documento publicado, a Portaria entra em vigor em 1º de dezembro de 2023. O prazo estabelecido para a adequação dos inversores é de 12 meses a partir da vigência da Portaria.

Veja trechos da Portaria 515/2023

Motivação do Inmetro

De acordo com a Portaria, a implementação desses dispositivos, conhecidos como AFCI (Interruptor de Circuito com Detecção de Arco), visa aprimorar a segurança elétrica nas instalações que utilizam inversores de potência.

Esses dispositivos são projetados para detectar arcos elétricos, que são descargas elétricas não controladas, e interromper imediatamente a corrente elétrica, reduzindo assim o risco de incêndios e outros danos.

Na publicação da Portaria, o Inmetro destacou que a regulamentação é parte de um esforço contínuo para alinhar o mercado brasileiro às melhores práticas internacionais de segurança elétrica.

Empresas que atuam na fabricação e comercialização de inversores de potência deverão, nos próximos meses, se familiarizar com os requisitos da nova Portaria e iniciar os processos necessários para garantir a conformidade de seus produtos dentro do prazo estipulado.

O Inmetro ressalta que a medida visa proteger não apenas os consumidores finais, mas também profissionais envolvidos na instalação e manutenção desses equipamentos.

Para mais detalhes sobre a Portaria clique aqui e acesse o documento.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

2 respostas

  1. Muito oportuna a atitude do INMETRO, zelar pela qualidade dos produtos ligados aos consumidores e profissionais da área é de suma importância. Mais uma vez o INMETRO está ao lado dos consumidores brasileiros .Proteção é tudo quando se fala em eletricidade. Ninguém sabe o que vem de cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.