Moradores de cinco cidades da Grande São Paulo tiveram o abastecimento de água interrompido neste domingo (19) por causa de quedas de energia elétrica causadas por fortes chuvas na área de concessão da Enel.
O desabastecimento atingiu os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires e só foi solucionado na manhã desta segunda-feira (20).
Nessas localidades, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) precisou realizar manobras operacionais e direcionar caminhões-tanque para os pontos mais afetados com o intuito de minimizar os impactos à população.
A companhia informou que – devido à falta de energia elétrica ocorrida em decorrência das chuvas – o sistema de bombeamento que abastece os municípios acabou sendo interrompido, causando o desabastecimento de água.
A empresa também pediu para que os moradores que já estavam com o fornecimento normalizado realizassem o uso consciente de água, de modo a evitar desperdícios para os demais consumidores que ainda aguardavam o retorno da água em seus imóveis.
Em nota, a Sabesp ainda lamentou os transtornos causados e informou que está à disposição dos clientes pelo telefone 0800-0550195, pela Agência Virtual, através do site www.sabesp.com.br, pelo aplicativo Sabesp Mobile e pelo WhatsApp (11) 3388 8000.
Incidente recente
Na segunda-feira passada (13), duas quedas seguidas de energia prejudicaram o funcionamento de estações elevatórias de água e causaram o desabastecimentos em Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Em ambas as localidades, a Sabesp precisou realizar manobras operacionais para minimizar os impactos no abastecimento de água para à população. A companhia, na oportunidade, também pediu desculpas pelo ocorrido.
Apagão
No início deste mês, mais de 2 milhões de imóveis atendidos pela Enel, na região da Grande São Paulo, ficaram sem luz devido às fortes chuvas que atingiram a região e milhares de consumidores chegaram a ficar sem energia elétrica por mais de uma semana.
Saiba mais
-
Temporal em São Paulo: apagão dura quase 70 horas;
-
Falta de energia gera prejuízo de R$ 126 milhões ao comércio paulista;
-
Apagão em São Paulo: consumidores têm direito a indenização?.
Por causa disso, a Enel sofreu com uma série de denúncias por parte de órgãos, como o Ministério Público.
Nesta sexta-feira (17), o Governo de São Paulo aplicou, via Procon, uma multa de R$ 12,7 milhões contra a distribuidora pela falta de energia e por descumprir o dever legal de prestação de serviços essenciais.
A infração tem o valor máximo previsto no Código de Defesa do Consumidor e se baseia nas reclamações feitas desde o dia 3 de novembro, quando aconteceu o temporal.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.