Em reunião da diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), nesta terça-feira (17), foi decidido, por unanimidade, abrir período de Consulta Pública entre 19 de outubro e 16 de dezembro (60 dias) visando o recebimento de contribuições ao relatório de análise de impacto sobre a regulamentação para o armazenamento de energia elétrica, incluindo usinas hidrelétricas reversíveis.
Tais soluções de armazenamento servirão para aprimorar o sistema de transmissão de energia, que inclui o uso de usinas reversíveis como ferramenta para apoiar a transição energética sustentável. Usinas reversíveis são aquelas que armazenam a eletricidade excedente gerada pela energia cinética da água usada nas turbinas das usinas hidrelétricas.
Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, ressaltou que está prevista queda de 67% do custo do armazenamento de energia no país até 2050. Dentre as razões para o investimento, foram citadas a demanda crescente de energia, a maior geração renovável de recursos e a tendência de deslocamento da matriz energética.
Reajustes de tarifas aprovados
Na mesma reunião, também por unanimidade, foi aprovada a revisão tarifária da Piratininga Força e Luz (com efeito médio de 4,37%) , EDP SP ( efeito de 6,83%) e da Equatorial Energia Goiás, com aumento de 3,54% para o consumidor.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.