A Diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá discutir, na próxima terça-feira (28), o tema de inversão de fluxo em projetos em reunião ordinária da Agência.
Segundo a assessoria de imprensa da ANEEL, esse tópico é um dos temas que deverão ser discutidos na elaboração da proposta de abertura de Consulta Pública que visa colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da regulamentação do Programa Minha Casa Minha Vida.
A informação já tinha sido adiantada pelo superintendente Carlos Mattar durante reunião técnica realizada com membros da Aliança Solar.
De acordo com a pauta da ANEEL, publicada nesta quinta-feira (23), o processo é o quinto item que deverá ser discutido pelos diretores da ANEEL na reunião ordinária, que é realizada semanalmente pela Agência e transmitida pelo YouTube. Clique aqui para acessar a pauta.
O processo 48500.003729/2023-28, tem como responsável a Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e conta com a relatoria da diretora Agnes Maria de Aragão da Costa.
Reunião técnica com apresentação de estudos
Nesta semana, o tema foi discutido em reunião técnica realizada entre representantes da ANEEL e membros da Aliança Solar. Na ocasião, Múcio Acerbi, doutor em Sistemas Elétricos de Potência, apresentou estudos que exploraram a questão da inversão de fluxo.
“Apresentamos simulações em regime permanente para análise do sistema elétrico frente à injeção de corrente do inversor solar. Elaboramos um equivalente elétrico com os dados fornecidos pela concessionária e pelos dados fornecidos pelo consumidor e temos a análise das tensões e correntes envolvidas, para validação se estão de acordo com os parâmetros técnicos normalizados pela ABNT/ANEEL”, disse Acerbi.
Ainda de acordo com o engenheiro, os números apresentados comprovaram total irrelevância da microgeração em perturbações e distúrbios na rede. Clique aqui e acesse o estudo completo realizado pela Aliança Solar.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Mais uma vez os letrados irão tomar uma decisão ambígua, que todos acham que está certo e quem tem mais advogados vence e o principal interessado paga a conta.