A Diretoria Colegiada da Sudene aprovou o financiamento de R$ 123,9 milhões para dois parques solares fotovoltaicos de geração de energia no Ceará, por meio do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).
Segundo a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, os investimentos serão direcionados para a implementação de projetos do grupo Qair International, localizados no município de Icó. O investimento total das duas usinas foi de R$ 383,3 milhões.
Os dois parques integrarão o Complexo Fotovoltaico Bom Jardim, composto por um total de 10 SPEs (Sociedades de Propósito Específico). Conforme dados fornecidos pela empresa, a fase de implementação do complexo está projetada para criar 700 empregos diretos.
Também é prevista a geração de outros cem empregos indiretos em setores diversos, como hospedagem, alimentação, postos de gasolina, locação de residências e prestação de serviços gerais, entre outros segmentos.
“O Complexo de Bom Jardim será interligado com o Porto de Pecém e contribuirá para os futuros projetos de produção de hidrogênio verde”, ressaltou o diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire. Os dois parques de geração da Bom Jardim Energia Solar serão equipados individualmente com módulos fotovoltaicos, atingindo uma capacidade instalada de 59,6 MWp.
Ainda de acordo com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, cada parque solar receberá cerca de 32% do investimento total e o agente operador será o Banco do Nordeste.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.