Tradicionalmente, transformadores de menor potência eram prevalentes em instalações elétricas convencionais. No entanto, nos últimos 12 meses, observa-se uma mudança significativa no cenário dos sistemas fotovoltaicos, especialmente aqueles com potências superiores a 100 kW, onde a escolha de transformadores de maior capacidade tornou-se prática comum.
Essa é a análise de José Roberto Minuzi Junior, diretor Industrial da Minuzzi. De acordo com ele, um fator determinante para essa transição é a presença de inversores de potência reduzida que já oferecem a opção de saída em 220 V.
“Inversores com capacidade de até 75 kW geralmente atendem às necessidades de sistemas residenciais e comerciais de pequeno e médio porte. Como consequência, em usinas fotovoltaicas de maior escala, a eficiência é maximizada ao empregar transformadores e autotransformadores de potências superiores”, destacou.
Segundo o executivo, entre os produtos que estão no mercado com tais características estão, por exemplo, os transformadores e autotransformadores da Minuzzi acima de 300 kVA.
Tais equipamentos possuem baixo fluxo de indução, resultando em baixas perdas e menor corrente em vazio. Na prática, a empresa afirmou que o sistema de geração fotovoltaica terá melhor rendimento e menor consumo quando o projeto estiver operando em vazio ou com pouca carga.
Além disso, a companhia destacou que os produtos suportam as variações de tensão e regime de trabalho proveniente do chaveamento dos conversores; contam com nível de isolamento de 1100 V; possuem isolamento à prova de umidade e para suportar altas temperaturas; e condutores de alta pureza (Alumínio ou Cobre).
Diferenças entre transformador e autotransformador
O transformador é um equipamento elétrico, composto por dois enrolamentos separados, o que resulta em uma isolação galvânica, podendo ser utilizado de diferentes formas e grupos de ligação/deslocamentos angulares, como a aplicação de blindagem eletrostática entre enrolamentos.
A blindagem eletrostática pode ser aplicada tanto com transformador quanto no autotransformador. A principal diferença entre os dois é a isolação galvânica.
Diferenças entre autotransformador e transformador isolador para uso em sistema
Os transformadores são peças fundamentais em projetos de energia solar, pois eles são responsáveis por transformar a tensão gerada pelos painéis em uma tensão adequada para ser utilizada pelos equipamentos elétricos de uma residência ou empresa.
Já o autotransformador é um equipamento elétrico, composto por apenas um enrolamento, onde o primário e o secundário são unificados, ou seja, não existe isolação galvânica.
Tanto os transformadores quanto os autotransformadores são fundamentais em projetos de energia solar, pois eles são os equipamentos responsáveis por transformar o valor da tensão elétrica – lado de corrente alternada – dos inversores para níveis adequados para a instalação elétrica ao qual eles estarão conectados.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.