Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.1 segundos Como o armazenamento de energia pode contribuir para o mercado de renováveis do Brasil? – Canal Solar

Como o armazenamento de energia pode contribuir para o mercado de renováveis do Brasil?

Gerente da Dyness relata que o armazenamento está se tornando uma opção economicamente mais viável para os consumidores brasileiros
Energia Solar Canal Solar Como o armazenamento de energia pode contribuir para o mercado de renováveis do Brasil
Soluções de armazenamento de energia da Dyness. Imagem: Dyness/Divulgação

Com a abundância de recursos renováveis no Brasil, o armazenamento de energia desempenhará um papel cada vez mais importante. A natureza flutuante das novas fontes de energia, como a hidrelétrica afetada por secas sazonais, bem como a solar e eólica afetada pelo clima, não pode ser ignorada.

É o que analisou Nilo Sun, gerente regional de Vendas da Dyness no Brasil. De acordo com ele, uma solução para enfrentar os desafios impostos pelas flutuações na geração de energia é estabelecer capacidades de armazenamento.

Atualmente, conforme a fabricante, o mercado de armazenamento de energia no Brasil ainda é pequeno, com uma capacidade instalada de aproximadamente 250 MWh.

“No entanto, como o preço das baterias de lítio continua a cair na última década e as tecnologias de armazenamento continuam a melhorar, especialmente com a adoção generalizada em regiões como Europa, Estados Unidos e China, o armazenamento de energia está se tornando uma opção economicamente mais viável para os consumidores brasileiros”, destacou.

“Os sistemas residenciais, por exemplo, podem aumentar o autoconsumo de energia solar, armazenando a eletricidade gerada durante o dia para uso à noite ou durante apagões, reduzindo a dependência da rede e diminuindo os custos de energia”, ressaltou Sun.

Além disso, enfatizou que os sistemas de armazenamento podem servir como fontes de backup de emergência para residências, fornecendo o suporte necessário durante falhas na rede ou interrupções.

“Para fábricas e instalações comerciais, até mesmo alguns minutos de falta de energia podem ser intoleráveis. Os dispositivos de armazenamento podem ajudar as empresas a fornecer energia de reserva durante as interrupções e reduzir os custos de eletricidade durante os horários de pico”, explicou.

Portanto, o executivo enfatizou que no processo de transição energética do Brasil, os produtos de armazenamento de energia têm a oportunidade de substituir os geradores a diesel e fornecer segurança para todos os prédios comerciais e fábricas.

“A Dyness, uma das principais fornecedoras globais de armazenamento, tem se concentrado no Brasil há muitos anos. A qualidade e a economia do produto são dois fatores cruciais para os clientes no Brasil. Eles também valorizam o preço, o serviço pós-venda, a garantia, o ciclo de vida da bateria, etc”, relatou.

Portfólio de produtos para o setor

Para atender às necessidades específicas do mercado local, a Dyness lançou uma série de produtos residenciais, como a série DL5.0. Esse produto adota baterias Li-FePO4, com uma capacidade nominal de 5,12 kWh por unidade, e até 50 unidades podem ser conectadas em paralelo.

Segundo a companhia, a série DL5.0 também tem a função OTA opcional, que pode realizar atualizações remotas e funções de monitoramento em tempo real. Além disso, a Dyness se concentra nas necessidades do mercado brasileiro de armazenamento de energia para C&I e lançou o DH200F, um projeto de sistema integrado all-in-one dentro do gabinete para atender aos cenários comerciais e industriais.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.