Os preços dos módulos fotovoltaicos com entrega em janeiro apresentaram queda nos primeiros dias do ano, de acordo com o boletim da InfoLink Consulting, que considera os valores praticados entre os dias 28 de dezembro a 3 de janeiro. A queda de preços foi observada tanto para os módulos PERC quanto em painéis TOPCon.
Segundo a consultoria, a razão dessa queda foi uma quantidade de pedidos menor neste ano, se comparado com o mesmo período do ano anterior. Com isso, na China os pequenos, médios e grandes fabricantes diminuíram a produção.
Entre os monofaciais PERC foram entregues pedidos em RMB 0,88-1,03/W para os de 182 mm e RMB 0,89-1,03/W para os de 210 mm. Apesar da queda, a Infolink Consulting, que devido à uma variável de fatores, os preços das células PERC estão prestes a subir, indicando quedas cada vez menores nos preços dos módulos.
Já para os módulos TOPCon os preços caíram para RMB 0,88-1,05/W à medida que os fabricantes começam a fornecer novos pedidos. Os novos pedidos estão sendo entregues a RMB 0,9-0,95/W enquanto pedidos anteriores a RMB 0,98-1,05/W, mostrando uma significativa diferença. Nos mercados fora da China, os preços ficaram em USD 0,12-0,13/W.
Enquanto isso, devido a um mercado indeciso e fatores de custo, os preços dos módulos HJT permanecem estagnados. Até agora, os preços na China estão em RMB 1,2-1,25/W, enquanto os preços no exterior oscilam entre USD 0,150-0,165/W.
Preço das células se estabilizam
Após dois meses em queda no final de 2023, os preços das células se estabilizaram em níveis baixos. Células M10 do tipo P recuperaram – um equilíbrio entre oferta e demanda após extensos cortes e paralisações de produção. Apesar de ainda ser cedo, fabricantes estão confiantes que o preço subirá no futuro próximo.
Os preços das células M10 do tipo P permaneceram estáveis em RMB 0,36-0,37/W. Poucos fabricantes fizeram vendas a 0,36/W nesta quarta-feira (3), com preços chegando a RMB 0,37-0,38/W. Células G12 do tipo P foram vendidas a RMB 0,37/W, restabelecendo os preços ao mesmo nível do M10.
As células M10 do tipo N estabilizaram em RMB 0,47/W, com a diferença de preço entre PERC e TOPCon ficando entre 0,1-0,11/W. O modelo G12 HJT, principalmente para uso interno e menos para vendas externas, os preços chegaram a RMB 0,65-0,7/W para os modelos de alta eficiência.
De acordo com a Infolink Consulting, no momento, a produção de células de todos os formatos opera no prejuízo, com isso a maioria dos fabricantes tem feito cortes na produção.
Polissilício
O mercado de polissilício apresentou resultados mistos na primeira semana de 2024, com os fabricantes entregando pedidos anteriores enquanto alguns aceitaram novos pedidos. De acordo com a consultoria, a demanda atual sugere um número baixo de compras durante o feriado de Ano Novo Lunar.
Na China, preços de polissilício monocristalino divergiram. Os lingotes do tipo N se mantiveram em RMB 65-68/kg. Já os de qualidade inferior caíram para RMB 55-62/kg. Para o polissilício granular, a oferta está mais concentrada e os preços estão mais claros, continuando em RMB 55-60/W. Novas adições estão sujeitas ao progresso da nova planta em Hohhot.
Wafer
O mercado de wafers continuou em baixa nesta semana. Mudanças na oferta e demanda de wafers do tipo P são dignos de atenção. Apesar da queda na demanda, devido a cortes na produção de células PERC, houve um aumento na produção dos lingotes tipo N no final de 2023 para 60-70%.
Os preços dos wafers tipo P ficaram em RMB 1,9-2/peça, e RMB 3/peça para tipos M10 e G12, respectivamente. Mudanças significativas nos preços dos wafers são improváveis para este ano. A produção estará atrelada a taxas de uso e planos de produção antes do Ano Novo Lunar. Depois disso, mudanças na utilização vão causar pequenas flutuações de preço.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.