A Câmara Municipal de Porto Alegre protocolou, nesta quinta-feira (18), um pedido para abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o objetivo de investigar a CEEE Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul.
O pedido acontece em meio aos temporais que atingem diversas cidades da região. Em todo o estado, mais 350 mil pontos de comércio e residências ainda estão sem luz por causa do temporal de terça-feira (16), sendo a capital o município mais afetado pela falta de luz.
A CPI deverá apurar o cumprimento do cronograma de manutenção da rede elétrica por parte da concessionária, bem como o real estado estrutural do sistema elétrico de distribuição e fornecimento de energia e o relacionamento da concessionária com seus clientes.
Além disso, a CPI também deve investigar qual é o planejamento e a execução do plano de pronta resposta da empresa para religamento do sistema após as chuvas e a composição do quadro de funcionários diretos e contratados da concessionária.
O pedido pela abertura da CPI foi protocolado pela vereadora Cláudia Araújo (PSD-RS) e será analisado após o fim do recesso parlamentar, a partir de 1º de fevereiro.
Defensoria Pública cobra explicações
Diante de milhares de pessoas que seguem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul também cobrou, nesta quinta-feira (18), a CEEE Equatorial por informações e providências quanto a demora no restabelecimento do serviço público.
No ofício, a defensoria solicitou informações sobre quantas equipes estão trabalhando e como estão organizadas, qual a previsão para o restabelecimento total da energia elétrica nos municípios de concessão da distribuidora, o que está sendo feito antes e depois e se houve um plano de contingência, especialmente a partir da previsão e do anúncio com antecedência do temporal pela Defesa Civil e pelo Governo do Estado.
O que diz a concessionária de energia?
A CEEE Equatorial informou, por meio da sua conta no X – 0 antigo Twitter – que mais de 80% dos clientes afetados pelos temporais do dia 16 de janeiro já estão com sua energia restabelecida.
“Equipes de outros estados do Grupo Equatorial seguem mobilizadas para agilizar a normalização completa. Continuamos dedicados a restabelecer 100% do fornecimento de energia”, destacou o comunicado.
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