Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.03 segundos Preços de módulos ficam inalterados a duas semanas do Ano-Novo Chinês – Canal Solar

Preços de módulos ficam inalterados a duas semanas do Ano-Novo Chinês

Boletim da InfoLink Consulting aponta estabilidade dos valores praticados no mercado na quarta semana de 2024
Preço dos módulos fica inalterado faltando duas semanas para o Ano-novo chinês
Foto: Freepik

Com colaboração de Henrique Hein

Nesta quinta-feira (25), a InfoLink Consulting divulgou mais um boletim semanal sobre o comportamento dos preços dos equipamentos e insumos no mercado fotovoltaico.

Nos últimos sete dias, o que se observou foi uma estabilidade em toda a cadeia produtiva faltando pouco tempo para a chegada do Ano-Novo Chinês, em 10 de fevereiro. 

Historicamente, durante o feriado, há uma tendência de aumento de preços em razão da paralisação de atividades em setores cruciais, como na fabricação de insumos, produção de equipamentos e de serviços de logística para transporte marítimo.   

Por causa da festividade, alguns fabricantes chegam a aumentar os cortes na produção, enquanto que produtores aceitam menos pedidos, focando em projetos de utility scale.

Na semana anterior, a grande novidade havia sido a redução do preço dos módulos HJT (heterojunção), que haviam caído cerca de 3,1% no mercado internacional. 

Desta vez, o preço deste e dos demais módulos se mantiveram inalterados, o que também inclui os painéis com a tecnologia PERC; TOPCon e N-Type.

Polissílicio

O novo boletim atesta que, desde a semana passada, o setor vem tentando aumentar os preços do insumo no mercado, com grandes companhias negociando a matéria-prima com fabricantes de lingotes. No entanto, ainda é incerto se esse crescimento de preços vai de fato se concretizar. Até lá, o insumo segue sendo comercializado a US$ 21/kg.

Células

A oferta de células de alta eficiência esteve apertada, com o número de fabricantes caindo. Com isso, os principais produtores também tentaram subir os preços, mas sem sucesso imediato.

Moeda Chinesa

Apesar da estabilidade no mercado internacional, os preços do mercado interno chinês sofreram alterações, apesar de serem poucas. O preço dos módulos HJT teve seu valor em Yuan (RMB) caindo 1,6%. Além disso, os wafers N-Type de 182 mm e 210 mm caíram 1,6% e 2,4% respectivamente. Essas mudanças, porém, não causaram impactos significativos. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Frederico Tapia
Frederico Tapia
Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.