O mercado fotovoltaico brasileiro está experimentando um crescimento significativo, alcançando recentemente o marco de 40 GW de capacidade instalada em energia solar, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria, mostram dados contabilizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Nos últimos três anos, a capacidade operacional da fonte solar cresceu mais de quatro vezes no Brasil. Essa crescente participação da energia solar na matriz elétrica destaca a importância da qualidade e confiabilidade dos equipamentos utilizados em usinas fotovoltaicas.
Com a necessidade do mercado de maximizar a geração de energia por potência instalada e reduzir os custos de produção de energia (LCOE) por unidade gerada, torna-se crucial a seleção criteriosa dos componentes.
Nesse contexto, a Risen Energy, em parceria com a ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), lançou uma série de vídeos sobre a interpretação do padrão IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional).
O objetivo é informar e conscientizar os prosumidores – consumidores que produzem sua própria energia – e investidores de energia solar sobre a importância da conformidade com os padrões de qualidade na seleção dos equipamentos para suas usinas.
Segundo a fabricante, essa iniciativa visa não apenas promover a adoção de boas práticas na escolha de componentes fotovoltaicos, mas também contribuir para a construção de um setor mais sólido e confiável, alinhado com as melhores práticas internacionais.
A companhia ainda destacou que para realmente entender algo, é preciso colocá-lo em prática. “Para ajudar a indústria a entender melhor o padrão IEC 61215 e o desempenho do produto, a Risen Energy, com o apoio do laboratório FV nacional CNAS, tem o orgulho de anunciar o lançamento da série de vídeos Interpretação do Padrão de Teste de Desempenho de Módulos PV da IEC”, anunciou em nota à imprensa.
De acordo com a fabricante, a série de vídeos fornece uma introdução detalhada e intuitiva aos requisitos do padrão IEC para teste de desempenho de módulos PV e demonstra métodos de teste específicos em conjunto com os produtos PERC e HJT da Risen Energy.
Confira o vídeo do teste
O que é IEC?
Fundada em 1906, a IEC é a mais antiga organização de padronização internacional do mundo, responsável pelo trabalho de padronização internacional nos campos da engenharia elétrica e eletrônica.
O padrão IEC 61215, oficialmente intitulado “Módulos Fotovoltaicos (FV) Terrestres – Qualificação de Projeto e Aprovação de Tipo”, tem sido o padrão fundamental para o projeto de módulos FV e a base para verificação de desempenho desde sua primeira publicação em 1993.
Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia e a atualização dos produtos fotovoltaicos, o mercado tem levantado requisitos mais altos para testar novos módulos de alta eficiência.
Em 23 de fevereiro de 2021, a edição 2021 do padrão IEC 61215 foi oficialmente lançada, sendo a segunda edição após a edição de 2016 e a quarta iteração principal na desenvolvimento do padrão IEC 61215.
Desde 2012, a Risen Energy possui um Laboratório Nacional Independente, para o qual obteve acreditação ISO/IEC 17025, sendo uma das poucas empresas no início da indústria solar a obter essa acreditação.
De acordo com a fabricante, que é uma das líderes do mercado fotovoltaico global, a estrutura possui capacidades técnicas para conduzir serviços de teste e calibração sob critérios internacionalmente reconhecidos, como IEC 61215, IEC 61730-2 e UL 1703.
“Ao longo dos anos, temos acompanhado de perto as tendências de desenvolvimento de vários novos materiais e produtos na indústria, e continuamente expandimos e melhoramos nossas capacidades de teste”, destacou a empresa em nota.
Ainda segundo a Risen, em setembro de 2022, a companhia obteve com sucesso a revisão de supervisão do CNAS e novos itens de expansão de padrões, passando na reavaliação e auditoria de expansão do novo padrão IEC 61215-2:2021.
“Isso não apenas marca uma nova altura para as capacidades de teste e calibração do laboratório CNAS da Risen Energy, mas também fornece suporte de teste mais forte e melhor para o desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, teste de certificação e outros projetos”, pontuou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.