Usina solar flutuante na represa Billings recebe licença para operar

CETESB autoriza início das operações da planta, que pode gerar até 10 GWh ao ano
Usina solar flutuante na represa Billings recebe licença para operar
Usina solar flutuante Billings. Foto:CETESB/Divulgação

A usina solar flutuante instalada na represa Billings recebeu a LO (Licença de Operação) da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e já pode começar a gerar energia

Essa é a primeira usina fotovoltaica do tipo na capital paulista e recebeu o nome de UFF Araucária. A solicitação da licença foi feita pela Universo Fotovoltaico Flutuante SPE S.A, holding de instituições não financeiras.

Segundo a CETESB, a planta será a maior do país a operar comercialmente na modalidade GD (geração distribuída) flutuante, com geradores localizados próximos aos centros de consumo.

Foto: CETESB/Divulgação

O complexo ocupa menos de 0,1% da área da represa e tem capacidade para gerar 10 GWh ao ano, o equivalente ao consumo de 4 mil residências.

O empreendimento possui cerca de 10,5 mil painéis solares instalados sobre flutuadores de polietileno, com 5 MW de potência instalada total.

A planta fica próxima à borda da represa Billings e da Usina Elevatória Pedreira, com rede elétrica associada de 13,8 kV e faixa de servidão com extensão total de 2,5 mil metros (90 postes) e três metros de largura.

Foto: CETESB/Divulgação

Além disso, a usina tem cinco skids de 1 MW, com área total de 356 metros quadrados, e três cabines de medição com área total de 337 metros quadrados.

A conclusão total das obras está prevista para o final de 2025, com a entrega de outros 75 MW de energia renovável e investimento de R$ 450 milhões.

Projeto Billings

De acordo com matéria publicada pelo Canal Solar, em 18 de janeiro deste ano, quando aconteceu a inauguração da primeira etapa de implantação do projeto, o investimento inicial na planta foi de R$ 30 milhões

O governo paulista considera a usina como um dos principais projetos de desenvolvimento de energia sustentável e está sendo implantada sob a coordenação da SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).

“O projeto é muito interessante porque a gente está aproveitando o espelho d’água para gerar energia. Temos a primeira usina fotovoltaica flutuante que vai gerar energia comercialmente no Brasil”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas, no dia da inauguração da planta.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

[exibir_tags_personalizadas]
Picture of Viviane Lucio
Viviane Lucio
Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.