Na última semana, o estado de São Paulo se tornou o primeiro estado do Brasil a ultrapassar a marca simbólica de 4 GW em GD (geração distribuída) da fonte solar. Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apurados pelo Canal Solar.
Hoje o estado conta com mais de 419 mil sistemas fotovoltaicos que abastecem 496 mil UCs (unidades consumidoras). Além disso, todos os 645 municípios do estado possuem, no mínimo, um sistema instalado.
Dentre os 4 GW, a principal classe de consumo em São Paulo é a residencial, que conta com mais de 2,1 GW em capacidade instalada. Fecham o top 3 a classe comercial, com 1,2 GW, e a rural, com 0,36 GW.
São Paulo alcançou a marca simbólica de 1 GW no mês de dezembro de 2021, sendo – na época – o segundo estado do país a alcançar tal marca. Atualmente, 10 estados da federação possuem ao menos 1 GW em GD, no mês de abril.
Os últimos anos têm contado com um crescimento considerável da capacidade instalada no estado. Tanto em 2022 quanto em 2023, São Paulo acumulou mais de 1 GW em novos sistemas. Foram, respectivamente, 1,19 GW e 1,23 GW adicionados em capacidade instalada nestes anos.
Neste ano, até o momento desta publicação, foram adicionados cerca de 0,42 GW de potência. As cidades com a maior capacidade instalada atualmente são: São Paulo (127 MW), Ribeirão Preto (108 MW), São José do Rio Preto (96 MW), Campinas (93 MW) e Presidente Prudente (73 MW).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.