O sistema SolarUnit trata-se da integração entre microinversor e módulo fotovoltaico. Quem sonha com o casamento perfeito?
Quando falamos de integração especificamente, significa que o módulo foi fabricado especificamente para operar com esse microinversor e o microinversor para operar com esse módulo. Mas o que isso implica?
Nessa metodologia, os equipamentos tornam-se mais eficientes, tendo melhor performance na geração de energia. O módulo para essa tecnologia foi desenvolvido com célula de 3 cortes, ou seja, tem-se uma redução em 3x na corrente de operação da célula e consequentemente do painel.
Ter uma redução na corrente implica diretamente na relação com a temperatura de operação dos equipamentos, tanto do micro quanto do módulo, fazendo com que ambos operem em temperaturas mais baixas e tenham menores índices de perdas ao longo da vida útil do sistema, e isso se reverte na maior produção de energia. O microinversor SolarUnit possui 97,55% de eficiência máxima, uma das maiores do mercado MLPE.
Ainda sobre o microinversor do SolarUnit, trata-se de um equipamento inovador e com diversas características específicas, como o design acoplado ao módulo, a operação considerando 2 ou 3 módulos em série e também a tecnologia nos seus semicondutores, onde utiliza o Nitreto de Gálio, sendo considerada a 3º geração de semicondutores.
O painel solar utilizado é fabricado na tecnologia N-Type com Células TOPCon, amplamente utilizado pela DAH em seu lineup de produtos. Além disso, o módulo do kit SolarUnit contempla a tecnologia full-screen, sem bordas, diminuindo a necessidade de manutenções preventivas pois não retém sujidade e água.
Além dos painéis e inversores, o SolarUnit já vem de fábrica com todos os acessórios para a instalação, cabo tronco, DTU de comunicação e demais acessórios necessários. O intuito é facilitar a logística dos componentes e também a armazenagem do produto.
Para o integrador ou empresa que realizará a instalação, também os benefícios em campos são grandes, pois há uma diminuição do tempo de instalação – visto que o micro já vem acoplado ao módulo, sem necessidade de estrutura extra para os micros, e também todo o sistema é considerado Plug & Play de fácil conexão.
No monitoramento há a criação de plantas manager, importantes para que o distribuidor, o integrador e o usuário possam estar a par de todos os pontos relacionados à operação do sistema.
Em termos de segurança, como são equipamentos dedicados para operarem em conjunto, há uma grande diminuição de incompatibilidade de conexão, visto que não há necessidade de se realizar troca de conectores para serem compatíveis, sendo isso previsto em norma (ABNT NBR 16690), pois os módulos já possuem os mesmos conectores do microinversor. Junto a essa segurança, está toda a tratativa com apenas um fabricante para todo o conjunto, em qualquer necessidade.
A DAH Solar possui um time no Brasil, totalmente dedicado a instruir e obter os devidos benefícios com o SolarUnit.
Demais características do SolarUnit
Outra vantagem, além da facilidade e da flexibilidade de instalação do SolarUnit, é a imunidade às sombras. O conjunto, por ter o microinversor acoplado, possui seu próprio MPPT (rastreamento do ponto de máxima potência), o que elimina o problema do sombreamento parcial que ocorre nas tradicionais strings de módulos fotovoltaicos.
Confira mais detalhes no link.
Tecnologia full-screen
Em 2022, a TÜV Nord publicou um relatório de testes de campo comparativo entre módulos de 460 W da DAH – um painel monofacial com tecnologia full-screen e o outro half-cell com tecnologia mono-PERC, ambos com as mesmas dimensões de 1910 x 1134 x 32 mm.
Os resultados apontaram que a geração de energia do full-screen em relação à do modelo half-cell mono-PERC convencional foi 11,5% maior. Essa vantagem de ganho de geração tem como característica a menor quantidade de sujeira que os modelos full-screen apresentam em relação aos outros, por conta principalmente da estrutura do painel sem moldura frontal, o que favorece a lavagem natural das placas pela água da chuva.
Case
Um cliente residencial, localizado na cidade de Dourados (MS), recebeu a instalação de um sistema fotovoltaico com módulos full-screen que estão proporcionando um aumento de 10% na geração de energia.
De acordo com o engenheiro Germano Caires, proprietário da Evo Brasil Energia, empresa responsável pelo projeto, o cliente está obtendo uma economia de aproximadamente R$ 900 mensais na conta de luz com a usina solar.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.
3 respostas
Vi que temos essa tecnologia com 3, 6 e até 10 módulos. Quais distribuidoras tem esse equipamento para vender?
Poderia passar o link da dah solar do brasil?
Olá Luciano bom dia!
Aqui seguem alguns links da DAH Solar:
Empresa: https://pt.dahsolarpv.com/
Falar com o consultor de vendas Solar Unit: https://wa.me/message/Y4FUFGA4O2E6B1
Onde encontrar DAH: https://encurtador.com.br/OHkCz