Universidade cria membrana com casca de camarão para captar H2V

Invenção, desenvolvida em pesquisa de doutorado, foi patenteada e será uma das inovações apresentadas em conferência internacional
Universidade cria membrana com casca de camarão para produção de H2V
Pesquisa de doutorado da UFC criou uma membrana de quitosana para uso em eletrolizadores. Foto: UFC/Reprodução

O LAMEFF (Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga) da UFC (Universidade Federal do Ceará) desenvolveu uma tecnologia renovável e barata para captar de H2V (hidrogênio verde).

Em pesquisa de doutorado no Programa de Engenharia e Ciências Materiais da UFC, o físico Santino Loruan criou uma membrana de quitosana para uso em eletrolizadores que separam na água as moléculas de hidrogênio do oxigênio.

A membrana é feita a partir da casca de camarão ou de caranguejo, fartamente encontrada no litoral brasileiro, e substitui uma membrana sintética (nafion) importada e de custo mais elevado.

Diferente da membrana nafion, a membrana de quitosana não polui o ambiente quando descartada. Na pesquisa, o eletrolizador foi ativado com uso de energia solar.

Membrana Quitosana no laboratório da Universidade Federal do Ceará. Foto: LAMEFF/UFC

De acordo com o LAMEFF, a descoberta já foi patenteada pela universidade e será disponibilizado no mercado para a competir com outras membranas.

A invenção, inclusive, será uma das inovações apresentadas na CITER (Conferência Internacional das Tecnologias das Energias Renováveis), que ocorre de 3 a 5 de junho, em Teresina (PI).

A conferência reunirá 180 palestrantes de diversos países, em 45 painéis de formato híbrido (participações presenciais e remotas).

A entrada é gratuita e a expectativa dos organizadores é que a conferência receba 10 mil pessoas, inclusive empresários que possam se interessar pela produção industrial da membrana criada na UFC e outras inovações brasileiras.

Eletrolisador no laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga da UFC. Foto: LAMEFF/UFC

Com informações da Agência Brasil

[exibir_tags_personalizadas]
Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.