A Prefeitura de Santo André inaugurou, na última terça-feira (28), sua primeira usina de geração de energia solar.
O empreendimento conta com 1.764 painéis solares em uma área de 11 mil metros quadrados. A estrutura possui uma sala de controle, para o monitoramento e gerenciamento da energia gerada, cercamento, drenagem, grama e paisagismo.
O projeto do parque fotovoltaico ainda prevê a construção de outras quatro usinas, uma na Avenida dos Estados e outras duas na região do aterro sanitário, no bairro Cidade São Jorge.
O valor total de investimentos será de aproximadamente R$ 41 milhões, com recursos provenientes do Fundo de Iluminação Pública Andreense.
“É a primeira usina de produção de energia fotovoltaica, produção de energia solar, na nossa cidade. Santo André terá o maior complexo público municipal de produção de energia solar, limpa, do Brasil”, disse o prefeito Paulo Serra.
“O nosso complexo de quatro usinas representa o consumo de uma cidade de cerca de 12 mil munícipes, de 3,3 mil casas aproximadamente, considerando quatro pessoas por família”, ressaltou o prefeito.
A energia gerada no conjunto de usinas será usada para atender a demanda de consumo de prédios públicos.
“A partir do ano que vem teremos redução nas contas de luz da cidade, considerando a chegada do LED a 100% do município por meio do Banho de Luz, mais a produção de energia limpa, que vai reduzir esse custo”, concluiu Serra.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.