A Copel (Companhia Paranaense de Energia) inaugurou uma usina de geração compartilhada no município de Sarandi, no noroeste do Paraná. A usina tem uma potência instalada de 6,7 MWp, e produzirá 13,7 GWh de energia por ano.
O projeto faz parte da Copel Solar, um modelo de negócios da distribuidora na modalidade de geração compartilhada. Consumidores podem economizar cerca de 15% na conta de luz ao aderirem.
Inicialmente, a Copel Solar está disponível apenas para clientes comerciais do Grupo B, que tenham uma conta mensal superior a R$ 400,00 e que ainda não estejam utilizando o sistema de compensação de energia, como um sistema de geração distribuída no telhado.
“A entrada em operação da usina contribui para expandir nossos negócios e ampliar nossa atuação no mercado de geração distribuída de matriz fotovoltaica”, afirma Cassio Santana da Silva, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel.
“Para o consumidor, a iniciativa representa uma oportunidade de consumir energia limpa e, ao mesmo tempo, economizar”.
O complexo de Sarandi, na região de Maringá, é composto por 9.720 painéis fotovoltaicos e 90 rastreadores solares. Eles estão instalados ao longo de uma área de 11 hectares.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.