Nos primeiros quatro meses de 2025, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) investirá US$ 4 milhões – o equivalente a cerca de R$ 21 milhões – na instalação de uma usina de energia solar no Sapiens Parque, um importante polo de empresas de tecnologia em Florianópolis (SC).
O projeto faz parte dos compromissos ambientais assumidos pela FIFA durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. A nova usina será responsável pela geração de 1 MW e será construída pela multinacional chinesa Yingli.
O local escolhido para a instalação é um calçadão de 400 metros de comprimento entre as construções históricas do Sapiens Parque e o JBS Biotech Innovation Center – um dos maiores centros de pesquisa de proteína cultivada do mundo que está previsto para ser inaugurado ainda este ano.
A instalação da usina solar não apenas servirá como um laboratório a céu aberto para pesquisas, mas também suprirá a demanda energética de todo o parque.
O projeto inicialmente seria instalado no Rio de Janeiro, mas durante o processo de licitação a oportunidade foi passada para o Sapiens Parque, no Norte da Ilha de Santa Catarina.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.