Um mês e meio após as intensas chuvas que provocaram uma catástrofe no Rio Grande do Sul, o ONS (Operador Nacional do Sistema) continua trabalhando para recuperar completamente o sistema de transmissão de energia da região.
As chuvas começaram em 27 de abril e se estenderam por pelo menos 10 dias consecutivos, causando diversos danos aos equipamentos da rede elétrica.
De acordo com o último boletim divulgado na quinta-feira (13/06), mais quatro linhas de transmissão e um transformador retornaram à operação:
- LT 525 kV Nova Santa Rita / Campos Novos;
- LT 230 kV Nova Santa Rita / Scharlau 2 C2;
- LT 230 kV Nova Santa Rita / Scharlau 2 C1;
- LT 230 kV Cidade Industrial / Porto Alegre 9 C2;
- TR 4 525/230 kV Nova Santa Rita.
“A retomada de operação desses ativos aumenta a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) no atendimento às demandas de carga do estado, em um momento em que parte da infraestrutura do SIN na região ainda está impactada pelos efeitos das fortes chuvas”, informou o ONS em nota à imprensa.
No total, dos ativos afetados pela enchente, 18 linhas de transmissão, oito transformadores e a hidrelétrica Dona Francisca (125 MW) já retornaram à operação. “Além disso, seis linhas temporárias (uma de 525 kV e cinco de 230 kV) foram energizadas aproveitando trechos de linhas existentes, mas sem condição de operar em sua forma original.”
Ainda permanecem inoperantes 17 linhas de transmissão, seis transformadores e três usinas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.