As usinas fotovoltaicas, tradicionalmente, são instaladas em espaços planos e abertos, onde a topografia do terreno é mais uniforme. No entanto, com a crescente demanda por energia solar e a escassez de terrenos planos, veio a necessidade de desenvolver projetos em áreas com topografias irregulares e terrenos menores.
Há uma série de etapas necessárias para se criar um projeto de uma usina solar. A NTC SOMAR, fabricante de estruturas fotovoltaicas, elencou alguns pontos de partida: o estudo de viabilidade, ou seja, uma avaliação prévia técnica, e as medições / ensaios, onde se analisa a topografia, as características e a resistência do solo. Tudo isso para garantir a segurança e a eficiência da usina.
É sabido que a geografia brasileira, no que diz respeito ao relevo do solo, tem diversas características distintas e é formada por planaltos, planícies e depressões. Dentro dessas unidades, é possível encontrar serras, picos, colinas, morros, entre outras formas.
Como não existe um terreno 100% plano, projetar sistemas fotovoltaicos em terrenos com declividade acentuada apresenta desafios únicos, incluindo a redução da área útil do terreno (por conta de áreas que podem não ser aproveitadas), sombreamento nos módulos, que podem resultar em menor rendimento energético, e perda de receita.
Conforme a empresa, é justamente por isso que geralmente há uma necessidade clara de contratar serviços de terraplanagem, por exemplo. O nivelamento do terreno pode influenciar e impactar negativamente o orçamento e o tempo de implantação da usina, pois pode alterar padrões como o escoamento de água e a erosão do solo.
Compreendendo a necessidade de soluções que manobrem esses desafios técnicos enfrentados na instalação de sistemas em terrenos acidentados, a NTC SOMAR lançou a ECOSMART, uma linha de estruturas fotovoltaicas projetada especificamente para morros.
Surgindo como um avanço significativo na capacidade de implementar usinas em áreas com topografias desafiadoras, essa solução minimiza a necessidade de terraplanagem, simplifica as ações de drenagem no solo e maximiza a eficiência da instalação.
De acordo com Paulo Gomes, diretor de Engenharia da empresa, ao adaptar-se às irregularidades naturais do terreno, a solução oferece uma alternativa técnica e econômica para projetos nessas áreas, destacando-se como uma opção promissora para desenvolvedores de projetos fotovoltaicos.
Segue, abaixo, os benefícios da solução:
- Adaptação ao terreno: as estruturas da linha ECOSMART oferecem uma solução padrão que pode lidar com inclinações longitudinais desafiadoras: É possível, tratando-se de projeto especial, chegarmos a 100% de inclinação lateral (45º), garantindo uma instalação segura e estável em terrenos acidentados.
- Economia: ao minimizar a necessidade de terraplanagem, a ECOSMART reduz as despesas na obra, tornando-a uma escolha econômica para projetos em terrenos desafiadores.
- Ecologia: além de reduzir os custos, a ECOSMART facilita a obtenção de licenças ambientais, uma vez que diminui a necessidade de cortes e aterros nos projetos, minimizando o impacto ambiental associado.
“Com a ECOSMART, estamos capacitando os desenvolvedores a aproveitar ao máximo os terrenos disponíveis, independentemente de sua inclinação ou irregularidade, enquanto mitigamos os custos e os impactos ambientais”, acrescentou Felipe Santiago, engenheiro de Campo da NTC SOMAR.
Portanto, a empresa afirmou que a solução redefine os padrões da indústria, oferecendo uma solução técnica e econômica para maximizar o potencial de energia solar em qualquer topografia.
Sobre a NTC SOMAR
Uma das indústrias líderes no desenvolvimento e fabricação de estruturas fotovoltaicas, comprometida em fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para o setor solar. Com uma equipe de especialistas experientes e um foco contínuo em P&D (pesquisa e desenvolvimento), a NTC SOMAR visa estar na vanguarda da transformação do segmento.
Confira mais informações no site: www.ntcsomar.com.br
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Qem fez essa montagem acidental tudo fui eu , graças a Deus, força e garra