A BYD concluiu a fabricação do primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico do Brasil de piso alto, que se adapta a demanda e aos projetos de BRT (Bus Rapid Transit). A fabricante já tinha finalizado, em junho, o mesmo equipamento só que de piso baixo. Os veículos serão produzidos em escala na fábrica da empresa, em Campinas (SP).
O modelo chassis D11A, com 22 metros de comprimento, será movido a baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 km com uma carga completa. O chassi segue para implemento da carroceria e posterior processo de homologação.
“O ônibus foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque. Desta forma, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes”, disse Marcello Von Schneider, diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil.
Mobilidade urbana e sustentabilidade
Segundo a BYD, os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus comum a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Já os movidos a eletricidade evitam a emissão de 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.
Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou a operação da sua terceira fábrica no Brasil, no PIM (Polo Industrial de Manaus). A planta fabril é dedicada a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio, inicialmente voltada para toda a linha de chassis de ônibus 100% elétricos. Com um investimento de R$ 15 milhões, a fábrica, instalada em uma área de 5 mil metros², permite a expansão de novas linhas de produção no futuro.
Atualmente, a fábrica de Campinas possui capacidade de produção de 720 chassis por ano, com previsão de aumento de até 1.440 ao ano. A estrutura produz chassis para ônibus elétricos dos modelos D9W (urbano 13 metros piso baixo), D9A (urbano 13 metros piso alto), D9F (fretamento), articulado D11 B (Piso baixo) e articulado D11A (Piso alto).
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