A Aldo Solar, marca de distribuição do Grupo Descarbonize Soluções, ampliou seu portfólio de produtos para incluir soluções avançadas em armazenamento de energia e mobilidade elétrica. O objetivo é atender à crescente demanda por tecnologias sustentáveis e eficientes, acompanhando as tendências globais de transição energética.
O portfólio da empresa inclui baterias de íon-lítio da UCB de última geração, sistemas de gerenciamento de energia (EMS) e soluções integradas que permitem o armazenamento eficiente da eletricidade gerada por sistemas fotovoltaicos.
Essas tecnologias não apenas aumentam a autossuficiência energética, mas também ajudam a reduzir custos e garantir o fornecimento contínuo de eletricidade, mesmo em momentos de baixa geração solar ou falhas na rede elétrica.
“A integração de soluções de armazenamento de energia ao nosso portfólio é uma resposta direta à necessidade de nossos clientes por maior autonomia e eficiência energética”, destacou Nuno Verças, CEO do Grupo Descarbonize / Aldo Solar.
“Estamos comprometidos em fornecer produtos que não apenas atendam às necessidades atuais, mas que também preparem nossos clientes para o futuro das energias renováveis”, acrescentou.
De acordo com a Greener, o Brasil viu um aumento de 87% na capacidade instalada de sistemas de armazenamento de energia solar em 2023, refletindo a importância crescente dessa tecnologia.
Portfólio de mobilidade elétrica
Entre os produtos oferecidos pela Aldo estão os carregadores para VEs (veículos elétricos) da Growatt de diversos modelos e capacidades, adequados tanto para uso residencial quanto comercial.
Conforme a distribuidora, as estações são equipadas com tecnologias de ponta, que permitem monitoramento remoto, ajuste de carga e integração com sistemas de gerenciamento de energia.
“A inclusão de soluções para mobilidade elétrica em nosso portfólio reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Estamos preparados para apoiar a infraestrutura necessária para a adoção em massa de veículos elétricos, fornecendo equipamentos de alta qualidade e eficiência”, enfatizou Verças.
“A UCB e Growatt imprimem tradição, experiência, atuação global e alta tecnologia e qualidade em seus produtos – o que reforça o posicionamento da Aldo de sempre trabalhar com as melhores marcas e equipamentos do mercado”, concluiu o executivo.
Eletromobilidade cresce no Brasil
O mercado de mobilidade elétrica tem ganhado destaque no Brasil, impulsionada por políticas públicas de incentivo e pela conscientização ambiental da população. Segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o número de veículos elétricos e híbridos em circulação no país cresceu 66% em 2023, totalizando mais de 200 mil unidades.
Neste ano, inclusive, a ABVE afirmou que abril foi o segundo melhor mês da série histórica da Associação, trazendo novamente números expressivos para o segmento de veículos leves eletrificados no Brasil. As vendas chegaram a 15.206 unidades, com crescimento de 12% em relação a março (13.613) e de 217% sobre abril de 2023 (4.793)
Os destaques foram os veículos plug-in (BEV+PHEV), com recarga externa. Os mesmos atingiram expressivos 70% das vendas de eletrificados no mês – novo recorde para essa tecnologia.
O acumulado dos quatro primeiros meses de 2024 totaliza 51.296 leves eletrificados emplacados, com um aumento de 162% sobre o mesmo período de 2023 (19.579).
Desde de maio de 2023, o número de emplacamentos dos eletrificados aumenta gradativamente, com uma taxa média de crescimento em torno de 12% mensais.
“Esses números indicam que a preferência do consumidor continua forte e crescente para os veículos eletrificados, especialmente os plug-in com recarga externa, que são os modelos mais modernos e com mais tecnologia”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
“O mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos segue evoluindo com muita rapidez. A previsão da ABVE é que chegará a 10% de participação sobre as vendas totais ainda este ano e superará a marca de 150 mil unidades vendidas”, finalizou.
As vendas de elétricos plug-in (BEV e PHEV) em abril foram de 10.440 unidades (70% do total de eletrificados emplacados no mês). Os 30% restantes (4.766) se dividiram entre os modelos híbridos e micro-híbridos (HEV, HEV Flex e MHEV).
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