Iniciando processamento de 17 posts de outubro/2021... Post #932: "Energia Solar cresce mais de 100 vezes nos Estados Unidos na última década" - Thumbnail ID: 518612 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #930: "Tarifa de energia elétrica será mais cara no RJ a partir de março" - Thumbnail ID: 518614 - Legenda: Foto: Envato - Excerpt: Foto: Envato - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #890: "Economizando cabos com a conexão leap-frog dos módulos fotovoltaicos" - Thumbnail ID: 887 - Legenda: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - Excerpt: Técnica permite reduzir o custo com cabos elétricos nas instalações - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #884: "Como fazer o cabeamento elétrico de módulos fotovoltaicos?" - Thumbnail ID: 880 - Legenda: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - Excerpt: Não se pode simplesmente sair ligando um módulo no outro - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. Post #819: "Licenciamento ambiental de usinas solares fotovoltaicas" - Thumbnail ID: 818 - Legenda: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - Excerpt: O assunto é relevante e precisamos compreender como funciona o processo - INFO: Imagem possui legenda, nenhuma ação necessária. ======== RELATÓRIO FINAL ======== Total de posts em outubro/2021: 17 Posts com thumbnail: 5 Imagens sem legenda encontradas: 0 Thumbnails removidos com sucesso: 0 Erros encontrados: 0 Tempo de execução: 0.04 segundos Ceará inaugura complexo solar com 292 MWp – Canal Solar

Ceará inaugura complexo solar com 292 MWp

Usina conta com energia suficiente para abastecer, anualmente, cerca de 350 mil residências
Ceará inaugura complexo solar com 292 MWp
Em torno de R$ 1 bilhão investidos na construção do empreendimento. Imagem: Canal Solar

O Complexo Solar Panati, situado na cidade de Jaguaretama (CE), a cerca de 240 km de Fortaleza (CE), foi oficialmente inaugurado pela SPIC Brasil e a Recurrent Energy, subsidiária da Canadian Solar, nesta quarta-feira (19).

O projeto ocupa uma área total de 741 hectares (565 só de área construída), sendo formado por oito subparques com potência total instalada de 292 MWp e uma capacidade para abastecer cerca de 350 mil residências por ano

A usina de geração centralizada está energizada desde dezembro de 2023 e teve em janeiro deste ano a sua operação comercial iniciada junto ao SIN (Sistema Interligado Nacional). 

O empreendimento conta com 446 mil módulos fotovoltaicos N-Type bifaciais da Canadian Solar, além de 4.345 trackers da Soltec e 1.102 inversores da TBEA

O fator de capacidade da usina é de aproximadamente 35%. Ao todo, foram cerca de R$ 1 bilhão investidos para sua construção – o que gerou 1,4 mil empregos verdes durante os 12 meses de obra. 

Os investimentos foram obtidos por meio de financiamentos junto ao BNB (Banco do Nordeste) e a Sudene. O evento de inauguração contou com a presença do Canal Solar e de autoridades e convidados, além do governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT).

“Essa não é apenas uma opinião do governador do Estado, mas também de todas as nossas lideranças. A maior oportunidade de desenvolvimento econômico e de elevação do PIB (Produto Interno Bruto) é por meio das energias renováveis”, disse Freitas. 

A inauguração do novo complexo consolida de vez a entrada da SPIC Brasil no mercado fotovoltaico nacional. Recentemente, a empresa e a Recurrent Energy também inauguraram o Complexo Solar Marangatu, em Brasileira (PI). 

Segundo Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil, cerca de 75% da energia assegurada nos dois complexos está comprometida por meio de PPAs (contratos de compra de energia) de longo prazo, e a energia restante será vendida no Mercado Livre de Energia.

Com relação ao Complexo Panati, a executiva disse que a escolha de Jaguaretama para implementação da usina ocorreu, sobretudo, por dois motivos.  

“Encontramos um local com abundância em recursos naturais e que fica em um estado que conta com políticas de parceiras entre empresas e o governo muito bem definidas, com prazos para viabilização do negócio. Isso traz segurança para o investidor” disse ela.

Sobre a SPIC 

A SPIC é uma multinacional chinesa que investe na geração de energia com foco em fontes renováveis.

No Brasil, a empresa opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, dois parques eólicos na Paraíba – Millennium e Vale dos Ventos – e é acionista de um dos maiores complexos de gás natural da América Latina, GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ).

A companhia também detém uma participação majoritária de 70% nos Complexos Solares Marangatu (PI) e Panati (CE). 

No ano passado, a empresa firmou na China um memorando de entendimentos com o governo cearense para estudar a viabilidade técnica em sistemas de geração de energia solar, usinas eólicos offshore e a produção de hidrogênio verde e azul, tendo como ponto focal o Porto Pecém, na região metropolitana de Fortaleza.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.