A tecnologia BIPV (Solução FV Integrada à Construção) proporciona soluções para o mercado que não são possíveis utilizando módulos convencionais, como, por exemplo, a demanda de sistemas fotovoltaicos com peso reduzido para edificações com estrutura predial fragilizada.
Os painéis tradicionais, de acordo com a GoodWe, são cada vez maiores e mais pesados, chegando a mais de 15 kg/m², o que muitas vezes inviabiliza o projeto de sair do papel ou coloca em risco de desabamento de usinas instaladas em edificações com baixa suportabilidade de carga.
Pensando em superar essas adversidades, a empresa lançou para o mercado fotovoltaico a linha de módulos Galaxy, que é um produto BIPV. Com 5,6 kg/m² e métodos de fixação que não demandam perfuração do telhado, a solução facilita a instalação e reduz a carga estrutural no edifício, tornando-o adequado para aplicações residenciais, comerciais e industriais.
Segundo a fabricante, o equipamento possui ainda um vidro ultrafino de 1,6 mm – o que melhora a capacidade de resistir a fortes impactos de granizo e ventos fortes, trazendo durabilidade e segurança para edifícios com proteção contra intempéries.
Outra vantagem destacada pela companhia é que o design do painel é sem moldura, integrando-se de forma mais harmoniosa com a arquitetura do edifício, além de reduzir o acúmulo de sujeira, otimizar o escoamento de água e facilitar a manutenção.
Métodos de instalação
Confira, abaixo, quais métodos de instalação são compatíveis com o Galaxy e como os mesmos contribuem para uma instalação rápida e simplificada.
- Fixação através de adesivo industrial: os módulos Galaxy podem ser instalados diretamente em telhados metálicos e fachadas por fixação através de cola industrial específica para construção e de alta resistência e durabilidade;
- Fixação por grampos: a linha também permite a instalação por meio de grampos específicos diretamente em telhados zipados, sem necessidade de estrutura extra.
Conforme a GoodWe, ambos os métodos de fixação garantem uma instalação segura, sem necessidade de estrutura para fixação e sem perfuração do telhado, evitando infiltrações e contratempos futuros.
Desafios do produto
A empresa também abordou os maiores desafios enfrentados durante o desenvolvimento do Galaxy e como eles foram superados.
- Durabilidade e resistência: garantir que os painéis sejam suficientemente duráveis para resistir às condições climáticas extremas em diferentes regiões – por meio do uso de materiais de alta qualidade e testes rigorosos de resistência;
- Peso: otimizar o projeto e design dos módulos para que tivessem o menor peso possível por m², fazendo uso de vidro temperado de espessura de 1,6mm e ao mesmo tempo garantindo a proteção das células fotovoltaicas e a eficiência na geração de energia final;
- Integração arquitetônica: assegurar que os painéis BIPV se integrem esteticamente em diferentes padrões arquitetônicos por meio de métodos de fixação não intrusivos. Houve uma estreita colaboração com arquitetos e designers para desenvolver soluções estéticamente agradáveis e que mantenham excelente desempenho energético.
Certificações e testes
A linha Galaxy da GoodWe possui também várias certificações e passou por testes rigorosos para garantir seu desempenho e durabilidade em diferentes condições climáticas. Entre os destaques, estão:
- Inmetro: os módulos Galaxy possuem registro ativo no Inmetro de acordo com a mais recente Portaria nº 140/22 (registro número 011386/2023).
- Certificações IEC: segundo as normas IEC 61215 e IEC 61730, que garantem a conformidade com os padrões internacionais de segurança e desempenho;
- HDT (Hail Durability Test): teste de resistência ao impacto de bolas de granizo de até 25 mm de diâmetro em velocidade de 23 m/s;
- Testes de Resistência Climática: incluem testes de resistência a altas e baixas temperaturas, umidade, ventos e cargas de neve;
- Controle de Qualidade: a GoodWe implementa o rigoroso e reconhecido padrão de controle de qualidade da empresa em todas as fases de produção para assegurar a confiabilidade e a longevidade dos painéis.
Sustentabilidade
A linha Galaxy, de acordo com a fabricante, contribui para a sustentabilidade ambiental em projetos industriais e comerciais. Ao gerar energia limpa no próprio local de consumo, reduz a dependência de fontes de energia fósseis e diminui a pegada de carbono das edificações.
Além disso, enfatizaram que melhora a eficiência energética dos edifícios – reduzindo o consumo de energia e os custos operacionais – e viabilizando projetos em edificações frágeis e/ou antigas sem necessidade de reforço estrutural, evitando impactos ambientais derivados de reformas e preservando as características originais das edificações.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.