A multinacional norueguesa Equinor anunciou, nesta quinta-feira (20), a construção de seu primeiro projeto híbrido de energia renovável no Brasil, na Serra da Babilônia I, no interior da Bahia.
O projeto envolverá a implementação do parque solar Serra da Babilônia (140 MWp) no local onde a companhia já administra um conjunto de usinas eólicas, com 223 MW de capacidade, por meio da subsidiária Rio Energy, adquirida pela Equinor no ano passado.
O início da construção do novo complexo solar está previsto para ter início em setembro deste ano, com operação comercial esperada para o final de 2025. O valor dos investimentos ainda não foi divulgado.
A energia produzida pelo novo parque será comercializada pela Danske Commodities, trading da Equinor e que já é responsável pela venda da energia de outros ativos da empresa no Brasil.
Com a aprovação do novo complexo solar, a multinacional passa a contar com cerca de 600 MW de energia solar e eólica em produção e construção no país.
Atualmente, a Equinor também responde por um portfólio com mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos em desenvolvimento pela Rio Energy.
A hibridização de empreendimentos de energia, combinando tecnologias como solar e eólica, vem surgindo como uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas do setor, uma vez que ao partilhar duas ou mais fontes, as companhias podem aumentar a eficiência de seus projetos com períodos de geração complementares.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.