O mercado de projetos e fabricação de estruturas e comercialização de trackers solares para usinas fotovoltaicas de grande porte segue a todo o vapor no Brasil. Essa é a avaliação da multinacional Axial.
No último ano, a empresa de origem espanhola aumentou o faturamento em quase 170% no Brasil, segundo a diretora-geral, a engenheira mecânica Priscila Marzullo. Na avaliação da executiva, o aumento resulta da alta de projetos contratados e o aquecimento do mercado.
“O mercado brasileiro de energia solar vem crescendo a um ritmo acelerado nos últimos anos, impulsionado por políticas públicas e pela crescente demanda por energia limpa. Além disso, como a Axial possui equipe com conhecimento técnico aprofundado e soluções tecnológicas diferenciadas, nos vemos como um player bastante competitivo no setor, o que justificaria nosso crescimento, que, em tão pouco tempo, realmente é bastante significativo”, observa Priscila.
Segundo a empresa, em 2023 houve crescimento de 221% na capacidade instalada nos projetos comercializados em comparação a 2022. “Diante do histórico que já conquistamos, acreditamos ser possível alcançar as metas que estamos projetando, até porque, apenas no primeiro trimestre deste ano, já tínhamos quase ultrapassado todo o volume de megawatts comercializados em 2023”, destaca a diretora-geral.
Atualmente, a Axial contabiliza projetos em diversas partes do Brasil, incluindo nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul.
Além de serviços de engenharia para projetos, concentrados no escritório de São Paulo (SP), a empresa conta, desde 2022, com um centro logístico de 1,3 mil metros quadrados em Camaçari (BA), onde produz as estruturas de fixação de módulos solares fotovoltaicos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.