O FASE (Fórum das Associações do Setor Elétrico), um dos principais grupos de entidades do segmento brasileiro, divulgou o resultado de suas eleições presidenciais nesta quarta-feira (26).
A principal novidade foi a nomeação, por unanimidade, de Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), para ocupar uma das duas cadeiras disponíveis na vice-presidência da entidade.
O executivo assume o mandato de um ano – entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro de 2025 – com a promessa de apoiar o desenvolvimento da transição energética no setor elétrico nacional.
“Nossa missão será de contribuir para a busca de consenso entre os integrantes do fórum, com o objetivo principal de fortalecer o papel protagonista que o sistema elétrico brasileiro possui para o crescimento e a competitividade do Brasil”, disse Sauaia.
O CEO da ABSOLAR também frisou que reforçará em seu mandato a necessidade do país valorizar os atributos técnicos de cada uma das fontes de energia para que todas possam somar e agregar ao setor e à modicidade tarifária, em prol dos consumidores e da competitividade do Brasil.
“Em nosso trabalho, buscaremos avançar as pautas e demandas essenciais do setor elétrico brasileiro, em sintonia com as necessidades da sociedade brasileira”, ressaltou o novo vice-presidente do grupo.
Nomeações
Com o fim das eleições, a presidência do FASE permaneceu com Mário Menel, presidente da ABIAPE (Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia). O executivo foi reeleito pelo colegiado e seguirá no comando da entidade.
Na vice-presidência, além de Rodrigo Sauaia, o grupo de entidades também reelegeu o nome de Rodrigo Ferreira, presidente da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), para mais um ano a frente do cargo.
Sobre o FASE
O Fórum das Associações do Setor Elétrico teve início em 2013 com um movimento de nove associações representativas dos segmentos de geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo de energia, bem como das cadeias produtivas de equipamentos elétricos e eletrônicos.
O objetivo principal do grupo – que, atualmente, reúne 33 entidades do setor elétrico nacional – é facilitar a interlocução do segmento com órgãos do Governo Federal e do Congresso Nacional.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.