Energia solar já evitou 50 milhões de toneladas de CO2 no Brasil

Deste montante, mais de 5,5 milhões de toneladas deixaram de ser emitidas só no primeiro semestre de 2024
2 minuto(s) de leitura
Energia solar já evitou emissão de 50 milhões de toneladas de CO2 no Brasil
Energia solar é uma importante ferramenta na luta contra o aquecimento global. Foto: Intelbras/Reprodução

Mais de 50 milhões de toneladas de CO2 já deixaram de ser emitidas na atmosfera por causa da energia solar no Brasil, segundo dados divulgados pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Deste montante, mais de 5,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono foram evitadas somente no primeiro semestre (janeiro a junho) deste ano. 

De acordo com a ABSOLAR, a energia fotovoltaica é uma das fontes que mais auxilia na descarbonização do planeta por emitir quase nenhum gás poluente em seu processo.

“Além de acelerar a descarbonização das atividades econômicas e ajudar no combate ao aquecimento global, a fonte solar tem papel cada vez mais estratégico para a competitividade dos setores produtivos, alívio no orçamento familiar, independência energética e prosperidade das nações”, explica Rodrigo Sauaia, CEO da entidade.

Não à toa, a tecnologia é considerada por órgãos nacionais e internacionais uma importante ferramenta na luta contra a poluição e o aquecimento global. 

Um relatório publicado pela IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês), por exemplo, destaca que a utilização da fonte fotovoltaica pode ajudar o planeta a reduzir as emissões de CO2 em mais de 6 bilhões de toneladas até 2050.

Em termos absolutos, isso seria equivalente a tirar de circulação todos os carros a combustão da Terra por cerca de um ano. 

Todavia, essa realidade só será possível com a ampliação do uso de painéis solares, além do aumento da capacidade de geração das usinas fotovoltaicas, segundo a Agência. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

  1. Parabéns pela reportagem. Muitos de nós Brasileiros temos vontade de ter nossa própria usina e gerar nossa própria energia; mas infelizmente por alguns motivos não podemos concretizar o fato.

    Eu adquiri minha Licença ( Franquia) e hoje tenho a oportunidade de ter a minha própria energia renovável sem precisar adquirir placas ou instalar qualquer equipamento.

    Conseguimos até 20% para clientes grupo B baixa tensão: residências, indústrias e empresas e até 30% clientes grupo A de alta tensão.

    Se você tiver interesse em conhecer nosso projeto é só me chamar no Watts 51984863327

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.