Por meio da campanha “Voe Alto com a Solmais Rumo à Alemanha”, a Solmais e o Performa Experience promoveram a imersão de seis empresas integradoras brasileiras na Intersolar Europe, realizada de 19 a 21 de junho, em Munique.
Com a participação na exposição internacional, os integradores conheceram novas tecnologias e soluções, se atualizaram sobre as últimas tendências do mercado e fortaleceram parcerias comerciais com fabricantes globais.
A programação do evento incluiu feiras, palestras, congressos e fóruns, com mais de 1.370 expositores. “Essa capacitação dos nossos parceiros é um dos principais pilares da empresa”, explicou Augusto Simão, gerente comercial da Solmais.
A gestão e o armazenamento de energia solar foram temas de grande destaque na edição deste ano da feira. Os gestores da companhia tiveram a oportunidade de explorar diversas soluções inovadoras nesse campo, que visam otimizar o aproveitamento da energia solar e garantir maior autonomia energética para os consumidores.
Conhecendo a vanguarda da energia solar em Munique
A comitiva também aproveitou para visitar outros pontos de referência em energia solar em Munique. Um dos destaques foi a mais antiga usina solar em telhado da Alemanha, construída em 1997. O sistema está sobre o complexo Intersolar Europe e segue em pleno funcionamento após quase 30 anos. É o primeiro a produzir 1 MW em telhado do mundo.
“Tivemos a oportunidade de conhecer como era um módulo daquela época. Ele era um Siemens de 130 W e ainda tem 7.816 unidades dele em operação. Há 28 anos, por exemplo, era praticamente proibido colocar uma instalação em um telhado residencial no Brasil. Agora vemos como o mercado evoluiu e se tornou mais acessível”, complementou Simão.
Wildpoldsried: um modelo de comunidade sustentável
A equipe da Solmais e os integradores também realizaram um tour guiado em Wildpoldsried, município alemão que possui cerca de 2.567 habitantes e é conhecido internacionalmente por ser uma comunidade 100% sustentável.
A cidade utiliza energia eólica, biogás e solar para atender às suas necessidades energéticas, servindo como um modelo inspirador para a transição energética em todo o mundo.
“Cada turbina eólica tem aproximadamente 140 metros de altura. Cada pá tem 40 metros de comprimento e gera 2,3 MWh. É simplesmente fantástico”, disse Eduardo Passos, gerente de marketing da Solmais, durante o passeio pelos parques eólicos. “É um exemplo de como as cidades podem adotar práticas sustentáveis para um futuro mais verde e autossuficiente”, concluiu.
Novas parcerias para impulsionar o mercado brasileiro
A Intersolar Europe também foi palco da consolidação de novas parcerias para a Solmais. A distribuidora reafirmou sua parceria com grandes fabricantes, como Solplanet, Sungrow, Sonova Solar, Era Solar, Trina Solar e Must. Além disso, fechou novo acordo de distribuição no Brasil com a DAH Solar, uma das principais fabricantes globais de painéis solares.
“A DAH Solar lançará no Brasil, por meio da Solmais, o módulo full-screen, um produto inovador que gera mais energia e menos sujidade”, reforçou Felipe Santos, diretor de Vendas da DAH na América Latina. Outro acordo importante firmado foi com a Lux Power, empresa referência mundial em soluções de armazenamento de energia.
Oportunidade de crescimento
Segundo Eduardo Passos, oferecer essa oportunidade aos integradores vai muito além de uma viagem internacional. “Temos certeza que essa experiência contribui para o aprimoramento dos serviços prestados pelos nossos parceiros e para o desenvolvimento do mercado brasileiro de energia solar”, finalizou.
Os vencedores da campanha “Voe Alto com a Solmais Rumo à Alemanha” e que estiveram presentes na Intersolar Europe foram:
- Eletroluz Instalação (BA) – Luiz Gonzaga Ferreira Machado Filho;
- Ativa Solar (PR) – Pablo Luiz Mezzomo;
- Casa dos Padrões & Energia Solar (PA) – Antonio Edney Feitosa Vieira;
- Watts Solar (TO) – Lincoln Johnson Bandeira Gomes;
- Solaris Energia LTDA (PR) – Luiz Guilherme Seguro;
- GCM Engenharia (MG) – João Vitor Mello.
“A dedicação e o compromisso de todos não apenas reforçam a nossa parceria, mas também contribuem significativamente para o crescimento do mercado de energia solar no Brasil. Ficamos honrados em compartilhar momentos únicos na Alemanha. Certamente, essa viagem será uma fonte de inspiração e conhecimento para todos nó”, reafirmou Joaquim Fernandes, diretor de Negócios da Solmais.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.