Nesta quinta-feira (4), ocorre em Brasília (DF), o Workshop Internacional de Perdas Não-Técnicas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para discutir os desafios da regulação econômica. O evento será realizado no modelo híbrido através da plataforma YouTube e presencialmente no Auditório José Carlos Gomes Carvalho da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
As perdas não-técnicas, conhecidas como furto de energia ou popularmente chamadas de “gatos”, é um dos maiores desafios da regulação econômica de energia atualmente, segundo a Agência.
Conforme divulgação da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), cerca de 40,7 TWh foram furtados em 2023, equivalente ao valor de R$10,1 bilhões.
De acordo com o órgão regulador, o evento busca construir soluções sustentáveis para o atendimento de áreas com elevada complexidade socioeconômica, com impacto na sustentabilidade do serviço e na modicidade das tarifas.
A abertura da programação será feita pela diretoria da ANEEL às 9h, seguida por:
- Apresentação técnica : “A regulação como instrumento para mitigar as perdas comerciais: seu papel e desafios”;
- Painéis de discussão: “O desafio de prestar o serviço de distribuição de energia elétrica em áreas de elevada complexidade socioeconômica”, “Trabalhando com a sociedade civil para garantir o acesso a serviços públicos de qualidade” e “Experiências Internacionais na redução de perdas comerciais na prestação de serviços públicos. Que lições podemos aprender?”;
- Mesa de debate e encerramento: “O que falta para acelerarmos a redução das perdas não técnicas de energia no Brasil? Quais são os atores catalisadores dessa mudança?”
Confira a programação completa e mais informações no site.
Serviço
Workshop Internacional de Perdas Não-Técnicas
Quando: 04 de julho de 2024, das 9h às 18h
Onde: Auditório José Carlos Gomes Carvalho da CNI
Endereço: Edifício Roberto Simonsen (SBN Quadra 1 – Bloco C – Asa Norte-DF)
Mais informações: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/eventos/eventos-vigentes/workshop-internacional-de-perdas-nao-tecnicas