A CTG Brasil, em parceria com o Instituto SENAI,Thymos Energia e Wisebyte está desenvolvendo um projeto PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para um sistema de armazenamento de energia instalado em Ilha Solteira (SP).
O projeto é um laboratório baseado em armazenamento eletroquímico de energia em baterias e GD (geração distribuída) e será construído em uma usina solar na UHE Ilha Solteira, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre as cidades de Ilha Solteira e Selvíria. A usina contará com aproximadamente 900 módulos solares.
A capacidade instalada da usina fotovoltaica será de 500 kWp e a possibilidade de gerar energia elétrica equivalente ao consumo de mais de 380 residências.
Estudos planejados para o laboratório estimaram que a capacidade de armazenamento de energia nas baterias será de 100 kWh.
A princípio a energia gerada atenderá ao consumo da CTG Brasil dentro da área de cobertura da distribuidora local. Porém, outras formas de uso da energia serão avaliadas.
“Este projeto da CTG Brasil é um passo importante para impulsionar a geração limpa e reduzir o custo da eletricidade, pois desenvolverá soluções com baterias para aumentar a flexibilidade de geração e estabilidade do sistema”, afirma Sérgio Fonseca, diretor de Desenvolvimento de Negócios e PDI da CTG Brasil.
Os estudos técnicos, que serão conduzidos junto ao ISI-TICs/SENAI Pernambuco, Thymos Energia e Wisebyte, avaliarão como sistemas de baterias, que têm um enorme potencial de uso, podem contribuir com fontes não despacháveis por meio do aumento da flexibilidade da geração, fornecimento de serviços ancilares, controle de oscilações na rede, e outros serviços.
O projeto também fará o desenvolvimento de sistemas computacionais que utilizará tecnologias de inteligência artificial para indicar a melhor relação custo-benefício para a implantação de USB (Utility Scale Battery) nos ativos de geração hidrelétrica, eólica ou solar.
Por fim, os estudos contribuirão para o desenvolvimento da regulação e dos procedimentos para utilização de baterias em larga escala no sistema elétrico brasileiro.
“O projeto é inovador e contribui muito para o desenvolvimento de um mercado de serviços ancilares no Brasil, complementares aos produtos tradicionais de energia e capacidade. Vamos desenvolver um case importante que será testado na prática e nos dará subsídios para contribuir com a construção de uma regulação para esses recursos”, diz Jovanio Santos, diretor de Novos Negócios da Thymos Energia.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do país, a CTG Brasil tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a Thymos Energia
A Thymos Energia é uma empresa brasileira de consultoria e gestão de energia. Trabalha com a cadeia: geração, transmissão, distribuição, comercialização e orienta investidores que buscam oportunidades nesses segmentos.
Sobre a Wisebyte
A Wisebyte é uma empresa que oferece soluções agregadas no desenvolvimento e aplicação de softwares para os setores de energia e telecomunicações. É especializada em sistemas de medição, softwares de alta complexidade, performance e escalabilidade, além de produtos de hardware IoT (Internet of Things) para uso industrial e Smart Cities.
Ela surgiu da aquisição do Grupo Delta Energia que, em 2022, anunciou a compra da BestDeal Technologies, empresa dedicada ao desenvolvimento de produtos para os mercados de telecomunicações, energia e indústria. Atualmente, a Wisebyte tem escritórios em Uberlândia (MG) e em São Paulo (SP) para atender companhias nacionais e internacionais.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.