A BRK, uma das maiores companhias privadas de saneamento do Brasil, e a Elera Renováveis, empresas de geração de energia do grupo canadense Brookfield, firmaram uma parceria na qual a BRK adquirirá 48 MW de capacidade do Complexo Solar Janaúba, em Minas Gerais, para consumo próprio de 2025 a 2039.
Ao todo, isso corresponde a um volume de 119.533 MWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 57 mil residências anuais. O acordo foi firmado no modelo de autoprodução por arrendamento.
Com isso, a BRK passa a se tornar uma acionista do complexo e, com isso, recebe autorização para gerar energia para o seu próprio uso.
A empresa, inclusive, também estabeleceu outros acordos com outras duas empresas do setor no último ano: uma com a Iguá, para adquirir 50 MW de capacidade de 2024 a 2038; e outra com a Águas do Rio, para ter direito a 100 MW no mesmo período.
Nos últimos anos, o setor de saneamento básico no Brasil tem sido impulsionado pelo crescimento do Mercado Livre de Energia e da autoprodução, segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Apesar de muitas indústrias já operarem no ambiente livre ou na autoprodução há anos, foi somente a partir de 2020 que as operadoras de saneamento começaram a migrar com mais intensidade para esses modelos, coincidindo com o novo marco regulatório do saneamento básico e a privatização das concessionárias de energia.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.