Nos últimos anos, a busca por fontes de energia renovável tem se intensificado, impulsionada pela necessidade de mitigar as mudanças climáticas e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Neste contexto, a indústria solar desempenha um papel crucial, e a recente expansão de fábricas de módulos fotovoltaicos na China está contribuindo para o avanço do segmento. Como é o caso da unidade fabril da Solis, inaugurada em janeiro de 2022, e que terminou a sua expansão em dezembro de 2023.
Ao todo, o empreendimento da fabricante chinesa ocupa uma área de aproximadamente 146 acres (97.300 m²), produzindo mensalmente 80 GW em painéis e empregando 4 mil pessoas.
“A arquitetura geral da fábrica inteligente é baseada na plataforma de internet industrial 5G + empresarial, estabelecendo modelos inteligentes para o design geral, fluxo de processos e layout”, disse Desheng Lei, gerente nacional da marca no Brasil.
“Tal fator permite a gestão inteligente de todo o processo de planejamento, produção e operação. No processo de design da linha de produção, utilizam-se softwares como CAD, CAE e CAPP para alcançar o design visual dos produtos”, destacou.
Além disso, o executivo afirmou que sistemas avançados de simulação são empregados para estudar e simular o design da fábrica e o sistema de produção antes de serem colocados em operação.
“Isso economiza significativamente o tempo de produção, reduz desperdícios e otimiza o processo produtivo, resultando em um layout mais eficiente e garantindo o fluxo suave da logística”, concluiu.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.