A Livoltek inaugurou sua primeira fábrica de inversores fotovoltaicos da América Latina. A planta, localizada em Manaus (AM), também fará a fabricação de carregadores elétricos veiculares e baterias.
“É um marco para a energia brasileira, quando falamos de renováveis. O Brasil tem um protagonismo, quando se fala de energia renovável, mas não se posicionando como fabricante de equipamentos. Então, estamos mudando essa perspectiva e entrando num protagonismo de fabricação”, comentou Thiago Varanda, diretor geral da Livoltek.
Ainda de acordo com o executivo, a fábrica atenderá, inicialmente, o mercado brasileiro, com planos de expandir para todo o mercado latino.
A unidade possui cerca de 30 mil metros quadrados de área, aproximadamente 24 mil metros quadrados de área construída e terá capacidade produtiva anual de 1,8 GW em inversores fotovoltaicos. Ainda de acordo com a empresa, este volume pode chegar até 3 GW. O investimento será de aproximadamente R$ 78 milhões.
Para dar início a operação da fábrica, a companhia importará todos os insumos da China. Mas, a expectativa é que seja estimulada a criação de uma cadeia produtiva nacional.
Ainda de acordo com o executivo, a operação da fábrica ocorrerá em três fases, com duração de 60 a 90 dias cada.
Confira, no vídeo abaixo, como foi a inauguração do empreendimento.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.