O Grupo Panvel divulgou, em seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, que aumentou em 71% o número de usinas fotovoltaicas que abastecem as lojas físicas da rede.
“As ações que trazemos demonstram nossos avanços e a forma que viemos contribuindo para o futuro e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. E essa atenção ganha ainda mais importância diante a todos os efeitos devastadores que estamos vivendo devido às mudanças climáticas”, afirmou Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.
Elaborado dentro dos padrões internacionais da metodologia GRI, o documento está alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).
O relatório comunica as iniciativas, desafios e progressos alcançados pela companhia ao longo de 2023, abordando temas como governança, saúde, diversidade, meio ambiente, mudanças climáticas e apoio às comunidades.
A empresa afirmou que começa a ampliar o horizonte dos seus compromissos, expandindo a visão de 2026, que é a atual, para 2030. A revisão começou no início deste ano com o objetivo de atualizar estratégias e metas de sustentabilidade, tendo em vista os novos contextos, especialmente no que diz respeito às mudanças climáticas.
Eficiência energética
O Grupo, em parceria com outras empresas, inaugurou cinco novas usinas fotovoltaicas arrendadas, totalizando 12 unidades que atualmente compensam o consumo de 71% das lojas de rua da rede. A ampliação representa um aumento superior a 70% em relação ao ano anterior, sendo a meta chegar a 100% dessas filiais até 2025.
Esse avanço credenciou a companhia a receber o Prêmio Abralog Logística, da Associação Brasileira de Logística, na categoria ESG e Mobilidade Urbana. A conquista ocorreu em reconhecimento à estratégia de logística integrada, focada na eficiência energética e na redução da emissão de carbono. Este movimento continua com a entrega de mais duas novas usinas em operação, ainda previstas para 2024.
Logística reversa
A logística reversa foi outra prática sustentável com resultados significativos anunciados pela empresa: a destinação adequada de quase 50 toneladas de resíduos, através do programa Destino Certo.
A ação incentiva clientes a descartarem corretamente remédios vencidos ou inutilizados, bem como pilhas e baterias. Ao todo foram retiradas do meio ambiente quase 45 toneladas de medicamentos e 4,7 toneladas de pilhas e baterias.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.