O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou em junho uma carga de 75.697 MWmed no SIN (Sistema Interligado Nacional). Comparado com junho de 2023, o aumento foi de 6,1%.
Segundo o Operador, o acumulado dos últimos 12 meses registrou crescimento de 7,4% na comparação com os 12 meses anteriores.
Todos os subsistemas também registraram expansão de carga comparando junho deste ano com o mesmo período do ano passado.
A expansão de carga nos subsistemas foi a seguinte:
- Norte: 8,9% (7.732 MWmed);
- Sudeste/Centro-Oeste: 6,4% (42.709 MWmed);
- Sul: 5,9% (12.900 MWmed);
- Nordeste: 3,5% (12.355 MWmed).
O ONS explica, em nota, que o aumento é atribuído a diversos fatores, porém destaca as condições meteorológicas registradas no subsistema que atende a região Sudeste/Centro-Oeste, que apresentou temperaturas máximas acima da média histórica e chuva inferior à média, além de ser o principal centro consumidor do país.
No período dos últimos doze meses, as elevações nos acumulados foram: Norte (10,2%); Sudeste/Centro-Oeste (7,7%); Nordeste (7,4%) e Sul (4,6%).
Os resultados constam no Boletim Mensal de Carga, documento consolidado e elaborado pelo ONS.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.