A IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) e o GCFC (Centro Global de Financiamento Climático) anunciaram uma parceria estratégica para ampliar o financiamento climático e as iniciativas de energia renovável.
O GCFC ajuda a criar um ecossistema que permite investimentos em projetos de baixo carbono, sustentáveis e resilientes, reunindo pesquisas de ponta, inovações e programas de capacitação para ampliar os investimentos climáticos globalmente, com foco especial em mercados emergentes e em desenvolvimento.
Esta colaboração aproveitará as sinergias entre a IRENA e a GCFC em vários fluxos de trabalho, incluindo inteligência de mercado, capacitação e plataformas práticas, por exemplo. De acordo com as empresas, a parceria visa impulsionar soluções inovadoras que melhorem a escala, acessibilidade e viabilidade financeira do financiamento climático globalmente.
O acordo incluirá trabalho conjunto ao longo dos três fluxos:
- Pesquisa e inovação: as partes trabalharão juntas para conduzir pesquisas e análises de mercado para produzir liderança de pensamento e soluções inovadoras para tópicos-chave que impulsionam os fluxos financeiros climáticos globais presentes e futuros, incluindo mecanismos de redução de risco, oportunidades de industrialização verde, mercados de carbono e inovações políticas, entre outros;
- Capacitação e assistência técnica: ambas as instituições se esforçam para aumentar a adoção de soluções climáticas por meio do fortalecimento de capacidades locais. Seu trabalho conjunto incluirá a construção de estruturas fortes para energia renovável e políticas e regulamentações de infraestrutura associadas, e habilidades financeiras necessárias para desenvolver pipelines de projetos;
- Coalizões práticas e financiamento de pipeline de projetos: as partes trabalharão em conjunto para promover parcerias e iniciativas práticas com sinergias naturais. Isso incluirá, mas não se limitará, a seus respectivos trabalhos de apoio a países africanos na transição energética. As partes também colaborarão para cocriar e co-hospedar eventos, incluindo workshops e “salas de negociação” de matchmaking, para compartilhar conhecimento, conectar investidores climáticos com oportunidades de investimento, criar e fortalecer parcerias e promover soluções inovadoras de financiamento de energia renovável para melhorar a absorção de investimentos climáticos globais.
“Apesar do notável momento político estabelecido pelo Consenso dos Emirados Árabes Unidos e de um caso de negócios universalmente convincente para as energias renováveis, o progresso na transição energética continua desigual entre as regiões, em grande parte devido à falta de acesso a recursos financeiros acessíveis”, disse Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA.
De acordo com ele, a parceria estratégica com a GCFC visa abordar esta disparidade fortalecendo os fluxos financeiros, construindo capacidades e fomentando a inovação onde ela é mais necessária.
Mercedes Vela Monserrate, CEO do GCFC, acrescentou que, ao unir forças com a IRENA, o Global Climate Finance Centre está dando um passo significativo para acelerar o fluxo de financiamento climático e impulsionar iniciativas de energia renovável ao redor do mundo.
“Unidos por uma visão global para ação climática, esta colaboração busca capacitar países e comunidades para implementar soluções climáticas eficazes e construir um futuro mais sustentável”, concluiu.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.