O CPS (Centro Paula Souza) firmou um acordo de cooperação técnica para instalação de usinas de energia solar em mais seis Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) estaduais, com capacidade de mais de 680 kWp e uma estimativa de geração de 1.100 MWh/ano.
Os sistemas fotovoltaicos serão implantados até o fim do ano nas Etecs Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, de Votuporanga (SP); Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis (SP); e Sebastiana Augusta de Moraes, de Andradina (SP); além das Fatecs Jales, Tatuí e Franco da Rocha, todas no interior de São Paulo.
O acordo foi firmado com a concessionária Neoenergia Elektro e faz parte do Pets (Programa de Eficiência Energética, Tecnologia e Sustentabilidade) do CPS, sob supervisão da UIE (Unidade de Infraestrutura).
Desde 2022, quando foi criado, o Pets vem buscando formas de tornar as unidades escolares do centro de ensino mais sustentáveis.
Segundo a instituição, o aluno ao perceber que a sua escola está passando por uma transformação aprende o que pode ser feito para a redução de energia e ajudar o meio ambiente.
Atualmente, o CPS conta com cinco Etecs funcionando com energia solar. Em uma sexta unidade já foi feita a instalação e assim que as obras terminarem entrará em operação.
Por enquanto, não há Fatecs funcionando com energia solar, o que significa que o acordo firmado com a Elektro contempla as primeiras três unidades da instituição de ensino com o uso dos benefícios da fonte renovável.
Centro Paula Souza
O CPS é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Presente em 345 municípios, a instituição administra 228 Etecs, 78 Fatecs estaduais e 468 Classes Descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec).
Atualmente, a autarquia soma mais de 317 mil alunos matriculados em cursos técnicos de nível médio e superior.
Nas Etecs, são mais de 226 mil estudantes matriculados em 237 cursos, voltados para todos os setores produtivos públicos e privados.
Já as Fatecs, atendem mais de 91 mil alunos em 96 cursos de graduação tecnológica em áreas, como construção civil, mecânica, informática, tecnologia da informação, turismo, entre outras.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
2 respostas
Preciso de ajuda
Luz elétrica por favor. Há quatros peço na Energisa . E sempre tem uma barreira
que tenho contrato de compra e venda e não tenho a matrícula do pedaço que compramos. Matrícula e do quinhão inteiro
Estou sem luz na chácara em Guarapuava e na companhia Energisa sempre tem a barreira da pequena chácara não ter a matrícula para ter a luz instalada. Compra feita com contrato de compra e venda. Compramos por financiamento uma usina offgred que já pifou 4 baterias duas vezes. . a empresa Solar Maxx afirma que e mau uso. o problema e que aqui chove muito e o sol as vezes não vem. Não tenho grandes coisas que gastem energia. E quando vem a noite ficamos a luz de velas. Vim para a zona rural para tratar do Parkinson. sou professora aposentada e preciso estar num ambiente tranquilo. A empresa Solar Maxx não me atende mais