A primeira subestação móvel digital do país foi inaugurada pela Energisa Rondônia em parceria com a WEG na cidade de Cacoal (RO). Com um investimento de R$ 13,5 milhões, tem a capacidade de 25MVA e atender 40 mil residências.
Com 66,5 toneladas, 15 metros de comprimento e cerca de 3 metros de largura, o equipamento entrará em operação durante a troca de um transformador que aumentará a capacidade de fornecimento de energia no município.
“O maquinário desempenha funções em diversas configurações, atendendo várias subestações da rede de energia elétrica do estado de Rondônia. Isso assegura um atendimento seguro e rápido de acordo com as necessidades particulares do Estado”, explica Welton Sirqueira Rodrigues, coordenador de Manutenção da Energisa.
Segundo a Energisa, com a instalação, será possível restabelecer a energia de forma rápida e segura em casos emergenciais, aumentar a disponibilidade de energia no sistema e ajudar nas manutenções programadas em transformadores de força e subestações.
A nova subestação móvel foi equipada com a tecnologia mais moderna disponível. Com duas unidades conversoras (Merging Units), garantem a segurança na digitalização e compartilhamento de dados com outros componentes do sistema de proteção e controle.
O sistema tem equipamentos e sensores que coletam e armazenam dados, que são transformados em informações que ajudam a proteger, controlar, monitorar e automatizar as operações por análises em tempo real.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.