IPCA: conta de luz sobe e fica novamente acima da inflação

Energia elétrica residencial cresce 1,93% em julho, segundo dados divulgados pelo IBGE
Conta de luz sobe e fica novamente acima da inflação
Mês de julho contou com a retomada da bandeira tarifária amarela. Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a medida oficial da inflação no Brasil, registrou um aumento de 0,38% em julho, conforme dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (09).  

O resultado representa uma aceleração em relação a junho, quando o IPCA subiu 0,21%. O grupo de Transportes foi o principal responsável pelo avanço da inflação, com uma alta de 1,82%, o que contribuiu com 0,37 p.p (ponto percentual) para a taxa geral.

Na sequência, veio o grupo Habitação (0,77% e 0,12 p.p.), que foi influenciado, principalmente, pela alta da energia elétrica residencial (1,93% e 0,08 p.p). Assim como em junho, o aumento das tarifas em julho ficou acima da inflação.

No mês passado, entrou em vigor a bandeira tarifária amarela e que acrescentou R$1,885 a cada 100 kwh consumidos. Em agosto, a bandeira voltou para o patamar verde, deixando de haver cobrança extra na conta de luz.

No acumulado do ano, o IPCA soma uma alta de 2,87% e, nos últimos 12 meses, de 4,5% – acima dos 4,23% observados nos 12 meses anteriores e atingindo o teto da meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Fonte: IBGE

Como é calculado o IPCA? 

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980 e se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos, que vivem em dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília. 

Para o cálculo do índice do mês, foram comparados os preços coletados no período de 29 de junho a 29 de julho de 2024 (referência) com os preços vigentes no período de 30 de maio a 28 de junho de 2024 (base).

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.