Com o governo priorizando a energia solar para o desenvolvimento sustentável, a Bulgária alcançou o marco de 1 GW de potência instalada em energia fotovoltaica no ano de 2023. O setor no país segue crescendo, e entre os projetos em destaque está um que foi construído em junho na vila de Stroevo, localizado no sul da Bulgária.
A usina conta com módulos bifaciais da série HITOUCH 6 da Hanersun, que possui wafers de silício de 210 mm, com eficiência de até 21,6% e bifacialidade de 80%, melhorando significativamente o desempenho do sistema.
O parque solar, apoiado financeiramente pelo Allianz Bank Bulgaria, conta ainda com cinco soluções de ESS (Energy Storage System) no modelo HNESS230-L – totalizando 1,15 MWh.
A linha HNESS230-L da fabricante, como parte das aplicações C&I (comerciais e industriais), integra baterias de íon-lítio, um PCS (Power Conversion System), um BMS (Battery Management System) e um EMS (Energy Management System) – permitindo uma configuração flexível, facilitado por uma plataforma de monitoramento 24 horas por dia para garantir uma operação eficiente e segura.
À medida que a Bulgária avança em suas metas de energia renovável, incluindo uma redução de 40% nas emissões de carbono até 2025 e uma capacidade adicional de armazenamento de 1 GWh nos próximos anos, a Hanersun destacou que se dedica a fornecer soluções de armazenamento de energia abrangentes e dignas de investimento para os mercados europeu e global.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.