Vibra antecipa compra de 50% das ações da Comerc

Previsão inicial era fazer a aquisição da plataforma de energia entre 2026 e 2028
Vibra antecipa compra de 50% das ações da Comerc
Comerc passa a ser uma subsidiária integral da Vibra. Foto: Vibra/Divulgação

A Vibra, uma das maiores distribuidoras de combustíveis e lubrificantes do Brasil, anunciou a compra de 50% das ações da Comerc, por R$ 3,52 bilhões. 

Com a operação, a plataforma de energia passa a ser uma subsidiária integral da Vibra, uma vez que a empresa já havia adquirido os outros 50% da Comerc em 2022.

A previsão inicial da companhia era de fazer a aquisição da totalidade das ações entre 2026 e 2028. Contudo, as boas oportunidades de retorno financeiro imediato levaram a Vibra a optar por antecipar a operação.

 “Nossa decisão é motivada pelo importante retorno financeiro, que virá de sinergias significativas entre as duas empresas e pelo baixo risco do negócio já totalmente operacional”, disse Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

No entendimento da Vibra, a entrada de novos clientes no Mercado Livre de Energia, assim como novas oportunidades em projetos de eficiência energética e baterias, trazem grandes oportunidades de crescimento para a empresa.

“Nós vamos levar nosso modelo de gestão para a Comerc, e a empresa vai agregar ainda mais ofertas de produtos e serviços ao portfólio da Vibra”, afirmou Pousada. 

O executivo completou dizendo que a Comerc vem apresentando bons resultados, com os principais projetos de geração concluídos e gerando um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) anualizado de R$ 1 bilhão em 2024. 

Nos últimos anos, a Comerc implementou projetos de geração, trazendo segurança com relação ao retorno sobre os investimentos, segundo a Vibra.

Continuidade

A negociação também prevê a continuidade de executivos chave para a operação da Comerc. 

O fundador, Cristopher Vlavianos permanecerá até 2028, enquanto que Clarissa Sadock, atual vice-presidente de renovável e ESG da Vibra, assumirá como CEO da Comerc após um período de transição gradual com o atual CEO, André Dorf.

A conclusão da operação ainda depende das aprovações habituais para este tipo de transação, e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2025

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="6675"]
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.