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Rock in Rio terá ações de descarbonização da Neoenergia 

Postes abastecidos por energia solar, carrinhos elétricos, webseries informativas e doação de lâmpadas
ANEEL abre tomada de subsídios sobre atuação de conselhos de consumidores
Parceria firmada entre a Neoenergia e o Rock in Rio pela descarbonização. Foto: Neoenergia/Divulgação

O Rock In Rio 2024, um dos maiores festivais de música do mundo, acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro no Parque Olímpico, na cidade do Rio de Janeiro (RJ)

O evento conta com parceria da Neoenergia para promover sustentabilidade e soluções energéticas focando na descarbonização do evento.

Com o objetivo de contribuir na redução das emissões de CO2 do festival, a companhia vai instalar 43 postes de iluminação abastecidos por energia solar e oferecer 30 carrinhos elétricos para a organização do evento.

Na última edição, em 2023, a pegada de carbono foi de cerca de 60 mil toneladas. Das 22 edições realizadas, 18 tiveram suas emissões neutralizadas e 430 mil toneladas foram compensadas por meio de projetos de reflorestamento, já foram plantadas 1 milhão de árvores na Amazônia.

A companhia estabeleceu uma meta de reduzir a intensidade de CO2 para 20g/kWh até 2030 e atingir a neutralidade até 2050. 

Para conscientizar o público, foram programadas webséries com influenciadores, e debates sobre transição energética. A websérie “Na Rota da Energia”, com quatro episódios, conta com a participação da influenciadora Mari Moon, abordando temas relacionados à sustentabilidade do festival

Até o momento, já foram lançados dois episódios, o conteúdo pode ser acessado no canal do Youtube do Rock in Rio e pelo Instagram da Neoenergia. 

De acordo com Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia, a parceria com o Rock in Rio consolida a união de duas marcas que atuam em benefício da sustentabilidade em diversas frentes. 

“A energia, por fontes limpas e renováveis, têm um papel fundamental na descarbonização, e a música é um elemento de conexão para engajar e inspirar o público, principalmente, os jovens”, completa. 

A cada pessoa presente no Rock in Rio, a Neoenergia doará uma lâmpada LED para escolas, hospitais, instituições sem fins lucrativos e consumidores de comunidades de baixa renda nas áreas de concessão das cinco distribuidoras – Neoenergia Brasília (DF); Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE).

Segundo as estimativas de público, esta edição deve proporcionar a troca de até 700 mil unidades, utilizando a troca das lâmpadas como ferramenta de conscientização e educação, já que as lâmpadas LED são até 40% mais econômicas do que as comuns.

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Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

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