Já pensou em receber cashback ao pagar a conta de luz ou gerar uma renda passiva investindo em energia solar no seu comércio ou propriedade rural? Esse é o modelo de negócio da Desperta Energia, empresa especializada na locação de usinas fotovoltaicas, tanto de grande porte quanto de projetos menores.
A Desperta Energia iniciou suas operações no segundo semestre de 2023 e já administra mais de 12 MW em usinas solares alugadas, atendendo cerca de mil clientes. A empresa atua em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco e Pará, abrangendo 32 áreas de concessão.
Diferentemente de outras empresas de geração compartilhada, que oferecem descontos na conta de luz, a Desperta Energia adotou um modelo de cashback, no qual o consumidor pode receber um retorno entre 10% e 18% do valor pago na fatura mensalmente.
“Na nossa percepção, dar o desconto é uma maneira ruim de levar um produto bom, pois dizendo para o consumidor que ele vai ter um desconto reduz muito o benefício e faz com que o consumidor tão logo não perceba que ele está tendo um benefício da energia solar”, disse Marciliano Freitas, CEO da companhia.
De acordo com o executivo, a escolha por esse modelo de negócio inovador no setor solar se deve ao fato de o cashback ser uma maneira mais eficaz de aumentar a percepção de valor do produto, já que o cliente tem, mensalmente, uma visão clara do benefício recebido em reais.
Além disso, o cashback possibilita a criação de diversas estratégias de fidelização, como a oferta de benefícios maiores para clientes mais fiéis ou recompensas por adimplência.
Nessa nova fase, a empresa tem como meta conquistar de 250 a 300 novos clientes por mês, além de expandir a oferta de energia solar em 1,5 MW a 2 MW mensais até o final do ano, com previsão de atingir 10 MW adicionais todos os meses em 2025.
“Nossa visão é levar os benefícios da geração solar para consumidores que não têm a possibilidade ou condições de instalar uma usina no próprio telhado”, afirmou Freitas.
Gerando renda com energia solar
A Desperta Energia criou um modelo de negócio que incentiva os proprietários de usinas solares a instalar sistemas com potência superior ao seu consumo, gerando assim um excedente energético que permite aos clientes obter uma renda mensal adicional.
O processo funciona da seguinte forma: o integrador parceiro oferece ao cliente a opção de alugar o sistema fotovoltaico para a Desperta Energia, que, em contrapartida, paga uma renda mensal pelo excedente de energia gerado. Assim, o integrador vende um projeto maior, e o consumidor obtém um retorno financeiro além do desconto na conta de luz.
Contudo, esse modelo não é adequado para todos os tipos de clientes, pois exige uma área suficiente para instalar um sistema com maior potência. Por isso, os setores industrial, comercial e rural são os mais indicados para aproveitar esse benefício.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.