O MME (Ministério de Minas e Energia) anunciou a abertura do prazo para envio das previsões de declarações de necessidade de compra de energia elétrica, referente aos leilões de energia nova A-4 e A-6. Os leilões serão realizados em agosto de 2025 de acordo com a Portaria Normativa nº 57, de 21 de dezembro de 2022.
Os participantes deverão enviar as informações sobre as previsões por meio do site da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) até o dia 16 de setembro.
Segundo o MME, o objetivo é receber as previsões dos agentes de distribuição para elaboração das diretrizes dos leilões de energia nova A-4 e A-6, de 2025, com início de fornecimento em: 1º de janeiro de 2029, para o leilão A-4, e 1º de janeiro de 2031, para o A-6.
O MME afirma que o objetivo é saber quanto de energia as distribuidoras vão precisar para ajudar a planejar os leilões de energia nova A-4 e A-6.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o objetivo é garantir o abastecimento energético do país e promover o desenvolvimento do setor elétrico e investir num futuro verde.
“A realização desses leilões é fundamental para garantir a segurança energética do país, atraindo investimentos e impulsionando o crescimento econômico.”
“Os interessados deverão manter sigilo sobre as informações e não as divulgar até o fim do processo licitatório. Apenas usuários com a permissão do “Participante Leilão” poderão acessar a interface para enviar as previsões das declarações na plataforma da CCEE”, afirmou o MME.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.