As hidrelétricas em operação no país produziram uma média de 39.878 MW em agosto, representando uma queda de 10% em comparação ao mesmo período de 2023. Esse resultado é mais um reflexo da escassez de chuvas no país.
Por outro lado, as fontes eólica, solar fotovoltaica e termelétrica apresentaram crescimento expressivo. A geração eólica alcançou 16.133 MW médios, com alta de 29,1%, a solar fotovoltaica atingiu 4.420 MW médios, um aumento de 32,7%, e a termelétrica registrou 11.933 MW médios, crescendo 23,3%.
Essas fontes têm sido essenciais para garantir a segurança do fornecimento de energia elétrica. Os dados são do mais recente Boletim InfoMercado Quinzenal da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Retomada do horário de verão será decidida em até 10 dias, diz ministro do MME
Em relação ao consumo de energia no SIN (Sistema Interligado Nacional), a CCEE registrou uma média de 67.584 MW em agosto, representando um crescimento de 2,1% em comparação ao mesmo mês de 2023. No mercado regulado, o consumo aumentou 0,8%, enquanto no mercado livre o crescimento foi de 4%.
O aumento do consumo é atribuído ao bom desempenho das indústrias de extração mineral, metalurgia e produção de manufaturados, além do impacto das temperaturas mais elevadas.
Armazenamento e recursos energéticos distribuídos estão entre as prioridades do ONS
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.