A Astronergy anunciou que será a responsável pelo fornecimento dos módulos para o mais novo empreendimento da Kroma Energia no estado do Ceará: o Complexo Arapuá – que terá capacidade instalada de 250 MWp e uma geração anual de cerca de 537 GWh, energia suficiente para abastecer mais de 290 mil residências.
O empreendimento, que tem previsão de iniciar sua operação comercial no primeiro trimestre de 2026, contará com os painéis ASTRO N5. Ao todo, serão 391.680 módulos de 635 W e 640 W.
A WEG fará o serviço de EPC (Engineering, Procurement and Construction), incluindo: módulos fotovoltaicos, trackers, inversores, subestação de energia, bay de conexão com a concessionária local, engenharia e montagem eletromecânica completa.
Leia também
- TÜV Rheinland atesta fábrica da Astronergy como 1ª zero-carbono do mundo na indústria FV
- Astronergy fornece metade dos módulos para usina de 902 MWp
“Temos avançado em projetos de geração centralizada, e com esse contrato estimamos atingir ao menos 1 GW de fornecimento para projetos durante 2024. É gratificante ver o reconhecimento e confiança dos nossos parceiros em nossa companhia”, destacou Eduardo Gama, Country Manager da Astronergy.
Já para Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia, a parceria com a Astroenergy representa um marco importante para o desenvolvimento do Complexo Arapuá, que contará com mais de 390 mil módulos de alta eficiência.
“Esse projeto reforça nosso compromisso com a transição energética e a geração de energia limpa em larga escala, alinhada às demandas globais por sustentabilidade. A qualidade dos equipamentos fornecidos pela Astroenergy nos garante segurança e performance, contribuindo para o sucesso da operação e para o crescimento contínuo da Kroma Energia no setor”, concluiu.
Sobre a Astronergy
Parte do importante Grupo CHINT, a Astronergy foi uma das primeiras empresas privadas da China a operar no setor de energia solar, tendo sido a desenvolvedora do primeiro padrão de módulos em Zhejiang.
Listada como fabricante Tier 1 pela BloombergNEF, a companhia enfatizou que possui fábricas em diversas cidades da China – como Jiuquan e Haining – além da primeira fábrica zero-carbono da indústria fotovoltaica, localizada em Yancheng, e de uma na Tailândia.
Sobre a Kroma Energia
A Kroma Energia é uma empresa pernambucana, fundada em 2008, que atua no desenvolvimento de projetos de geração e na compra e venda de energia no ACL (Ambiente de Contratação Livre), sendo um agente da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e integrante da Abracel (Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica).
Em 2023, negociou aproximadamente cerca de 1,8 GWmed, assim como atingiu o marco total de 800 consumidores em sua carteira de comercialização, contando, ainda, com o seu braço de gestão de clientes. Em termos de geração, a Kroma soma 4,6 GW em projetos de energia renovável, entre potência já instalada e projetos ainda em fase de desenvolvimento.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.