Nos últimos anos, a busca por eficiência e economia em projetos de energia solar tem impulsionado o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções que otimizam o processo de instalação e aumentam o retorno sobre o investimento (ROI) para integradores e consumidores.
Diante desse cenário, a Resun apresentou uma solução que combina alta eficiência e facilidade de instalação: os módulos Black Frame – que possuem material isolante de alta resistência, o que elimina a necessidade de aterramento.
De acordo com a empresa, tal diferencial gera uma economia que pode chegar até 1% em todo o custo de instalação para os integradores. “Esse tipo de material é projetado para garantir segurança e durabilidade, mesmo sem o aterramento, atendendo aos padrões mais rigorosos de segurança elétrica”.
Além da economia proporcionada pela eliminação do aterramento, a fabricante destacou que os painéis Black Frame oferecem outros benefícios importantes:
- Estética superior: com a moldura preta, esses módulos se integram de forma mais harmoniosa em telhados e fachadas, garantindo um design mais moderno e discreto;
- Durabilidade e resistência: a tecnologia de alta resistência empregada na fabricação dos painéis garante uma vida útil prolongada, mesmo em condições climáticas extremas;
- Alta eficiência energética: os módulos Black Frame são projetados para proporcionar alto rendimento energético, com eficiência superior a 20%, maximizando a geração de energia em espaços limitados.
“A economia de até 1% no custo de instalação proporcionada pelos painéis Black Frame da Resun pode não parecer significativa à primeira vista, mas, quando aplicada em larga escala, pode resultar em uma grande diferença para os integradores”, ressaltaram.
Módulo TOPCon de 585 W da Resun obtém selo do INMETRO
“Outro ponto é que, ao simplificar o processo de instalação, os integradores podem reduzir o tempo de execução dos projetos, aumentando sua capacidade de atender a mais clientes em menos tempo e com menos complexidade”, frisou a companhia.
Por que o aterramento é um desafio?
Tradicionalmente, a maioria dos módulos fotovoltaicos exige o aterramento de sua estrutura para garantir a segurança e o bom funcionamento do sistema. Segundo a Resun, tal processo envolve custos adicionais com materiais e mão de obra, como:
- Cabos de aterramento;
- Mão de obra para instalação e verificação do aterramento;
- Tempo adicional para garantir que a instalação siga normas de segurança elétrica.
“Além disso, o aterramento pode se tornar uma questão sensível em regiões com solos inadequados, o que aumenta a complexidade e os custos da instalação”, concluiu a empresa.
Resun alcança 12ª posição no ranking das marcas mais lembradas pela Greener
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.