O Complexo Solar Ouroeste, inaugurado em 2019, recebeu mais 33 MW de capacidade instalada com a expansão do Parque Solar AGV VII, em Ouroeste, no interior de São Paulo. Agora, a capacidade total do complexo é de 178,3 MW.
De acordo com Alexandre Bezdiguian, coordenador da Operação de Usinas Solares da AES Brasil, em 2023, o Complexo Solar Ouroeste gerou 301.490,71 MWh.
Segundo o coordenador, essa produção evitou a emissão de 11.610,28 toneladas de CO2, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
O Parque Solar AGV VII foi construído em uma área próxima aos parques solares Boa Hora e Água Vermelha. As obras duraram oito meses e geraram mais de 300 vagas de emprego para a região no período, estimulando o comércio local.
A entrega do empreendimento deve incrementar o repasse do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) ao município de Ouroeste (SP), bem como o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) dos serviços.
“O empreendimento confirma o compromisso de disponibilizar mais megawatts à matriz elétrica brasileira, cuja expansão tem sido liderada pela energia solar, primordial para garantir a eficiência energética em tempos de estiagem”, completou o coordenador.
Projetos sociais
A AES Brasil promove iniciativas sociais e educacionais nas localidades onde possui operações de ativos hidrelétricos, eólicos e solares. Um exemplo recente foi a inauguração do Projeto Esporte e Lazer para Todos, em Ouroeste, em junho deste ano.
Com realização da AES Brasil e execução do Rotary Club de Ouroeste, o projeto que tem a previsão de beneficiar mais de 80 crianças e adolescentes, contou com a implementação de um local com playground, mesas de jogos e equipamentos esportivos, em espaço cedido pela prefeitura do município.
Esse espaço contribuirá para as aulas de natação, vôlei, futebol e beach tennis especialmente para o público jovem na comunidade de Arabá.
Outra ação social desenvolvida na região foi o Jornada Vivencial, para professores da rede pública de ensino, com formação sobre educação integral e humanizada com práticas e metodologias para que os docentes possam aplicar junto às práticas escolares.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.